sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ESQUIZOFRENIA E VIOLÊNCIA


Esquizofrenia não é sinônimo de violência', dizem especialistas

Estudos científicos mostram que apenas 5% dos esquizofrênicos cometem algum ato violento; Brasil tem 1,4 milhão de pessoas diagnosticadas com a doença

Existe uma crença universal de que a doença mental explicaria a violência”, afirma Wagner F. Gattaz, Presidente do Conselho Diretor Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. No entanto, explica ele, essa sensação não condiz com a realidade. De acordo com estudos científicos, apenas 5% dos esquizofrênicos cometem atos de violência, que vão desde uma briga de tapas ao homicídio. Em torno de 45% dos esquizofrênicos tentam suicídio e destes, 10% se matam.
“Se compararmos, vemos que o número de homicidas entre a população de esquizofrênicos é muito menor que o de homicidas na população sem doença mental. Na verdade, a esquizofrenia está mais ligada ao suicídio”, complementa o psiquiatra e coordenador do Programa de Esquizofrenia da Unifesp, Rodrigo Bressan.
Foco no tratamento e não no preconceito
Assis, que convive há 29 anos com a doença e dirige a associação de esquizofrenia, afirma que casos de violência não acontecem de uma hora para outra e que, quando acontecem, são decorrentes da falta de tratamento ou de terapia ou medicação inadequadas. “A impressão que dá é que ele estava muito mal e extremamente psicótico", diz. 

A reação ao caso da morte do cineasta Eduardo Coutinho já é sentida nos consultórios. “Vemos pacientes com esquizofrenia que passam a negar que têm a doença, pois como não matam, logo não são esquizofrênicos”, diz o presidente da Associação Brasileira de psiquiatria Antônio Geraldo da Silva.
O psiquiatra alerta que o aumento do estigma é um perigo, pois a violência só acontece por falta de tratamento. “A doença não é algoz. O algoz é não ter o tratamento”, diz, lembrando que estimativas afirmam que existem 1.500 esquizofrênicos sem tratamento só na cidade de São Paulo.

Fonte: ig.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas