segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

CUIDADO COM A SAÚDE

Mochila pode virar a vilã na volta às aulas

Especialistas alertam que peso excessivo pode causar sequelas na coluna


Rio - Em muitas escolas, as aulas serão retomadas amanhã, e um item merece atenção especial para não prejudicar a saúde das crianças: a mochila. Até 70% dos problemas de coluna na fase adulta são causados por excesso de peso e esforço repetitivo durante a infância e adolescência, alerta a Sociedade Brasileira de Ortopedia.
Projeto de Lei que estipula o peso máximo do acessório a 15% do peso do estudante será votado na Câmara dos Deputados e pode começar a valer ainda este ano.
O ortopedista e especialista em coluna do Hospital das Clínicas de São Paulo Rogério Vidal esclarece que os prejuízos das mochilas pesadas surgem em diversas áreas do corpo, como joelhos, ombros e quadris, além da coluna. “Em muitos casos, a consequência pode ser uma vida inteira com dores debilitantes”, alerta.
Para evitar as dores, Vidal recomenda que os alunos adaptem o conteúdo das bolsas às matérias do dia. “Isso significa descartar os volumes desnecessários”.
Ele alerta que os carrinhos não são solução. “A mochila de rodinha pode sobrecarregar um dos ombros e levar a alterações posturais”.

Fonte: jornal O Dia

Um comentário:

  1. Cuidado com o peso das mochilas,
    pode deformar a coluna futuramente
    alem das dores no momento

    ResponderExcluir

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas