Neknominat
O jogo provavelmente se originou na Austrália e agora está percorrendo o mundo rapidamente. Trata-se de você se filmar tomando de uma só vez alguma bebida alcoólica, geralmente em grandes quantidades, para em seguida nomear amigos para te superar.
O desafio é postado nas mídias sociais, normalmente no Facebook ou YouTube, impelindo o próximo nomeado a continuar com a brincadeira.
O problema? “Este é um jogo letal”, diz a Dra. Sarah Jarvis, assessora médica da instituição de caridade Drinkaware, no Reino Unido. “O álcool afeta a sua capacidade de reconhecer que você está em perigo, e absolutamente afeta a sua capacidade de reagir ao perigo. Portanto, é uma ameaça dupla”.
Pior: na tentativa de “superar” seus nomeadores, as pessoas acabam cometendo loucuras absurdas, como entrar de cavalo em uma loja de bebidas, tirar a roupa no supermercado para virar um drink, fazer coquetéis extremos misturando diferentes bebidas alcoólicas com peixe vivo ou rato morto, bem como beber a água de um vaso sanitário, ou óleo de motor, ou xixi, etc.
Cada nomeação torna-se mais ousada e extravagante. O resultado, caso você não tenha feito as contas sozinho ainda, é que pelo menos cinco pessoas, todas homens com idade inferior a 30 anos, já morreram depois de beber de uma só vez tais desafios fatais.
Agora, profissionais de saúde estão alertando os jovens sobre os riscos de consumir grandes quantidades de álcool em um curto espaço de tempo.
O papel de gigantes da mídia social como o Facebook está sendo questionado por esses profissionais – e por pais – que exigem que as empresas assumam as suas responsabilidades.
Entre terminar uma vida e salvar outra, Neknominate parece nos mostrar que somos mais inclinados à primeira opção.
As redes sociais são maravilhosa ponte entre as pessoas. Mas tem seus riscos e precisamos estar atentos a eles.
Colaboração: Luiza Drubi
Qualquer esporte que tenha risco de vida
ResponderExcluirse transforma em tentativa de suicídio
Jovens são seres inconsequentes. Não avaliam o mal que pode acompanhar suas brincadeiras.
ResponderExcluirAs redes sociais, se bem utilizadas, podem fazer maravilhas no compartilhamentos de informações e de cultura.
Mas também podem fazer um grande mal, espalhando idéias loucas e incentivando os menos avisados a experimentá-las.
O que fazer?