A espiritualidade, o Rotary e nossa Fundação
Dimensão do ser humano traduzida em várias religiões e confissões religiosas como sendo a forma característica do viver de alguém que procura encontrar a plenitude de sua relação com o transcendental, a espiritualidade também pode ser vista como a aspiração e a essência mais profundas de qualquer criatura humana. Mas como as atividades de prestação de serviços voluntários podem nos aproximar dessa relação com o transcendental?
Em seu processo evolutivo, o ser humano foi a criatura que mais conquistou o desenvolvimento dessas atividades como um caminho para alcançar padrões de conduta que fazem bem a ele e aos outros, aproximando-o do seu relacionamento com algo que transcende sua compreensão total.
Este processo cognitivo, estudado pela neurociência espiritual, ou bioteologia, tem sido apresentado em diversos estudos e livros. Somos sempre tomados por belas sensações e emoções de prazer quando ouvimos uma história ou presenciamos uma efetiva prestação de serviço humanitário. Quando entregamos uma casa a uma família que até então vivia embaixo de uma ponte ou dependente do favor de outros. Quando doamos um par de óculos a uma criança e ela passa a enxergar o que não conseguia ver antes. Quando salvamos uma criança de contrair pólio. Quando vemos uma mãe de família escrevendo suas primeiras frases numa folha de papel. Todas estas experiências provocam um padrão de atividade consciente que alegra nosso espírito.
O Rotary nos permite vivenciar estas maravilhosas experiências, motivando-nos a compartilhá-las com outras pessoas para que elas se juntem a nós e também possam experimentar momentos de felicidade como esses. Nossos sentimentos são realimentados positivamente quando fazemos uma contribuição, quando experimentamos o prazer de doar. Quando conseguimos captar esta experiência de vida, ela nos leva a outra contribuição, a outra mais e a muitas outras, cada vez com maior alegria. É uma alegria que evolui com o tempo.
As ricas experiências que o Rotary nos possibilita promovem em nós o desejo de servir como um caminho em direção à felicidade. Elas são um dom que alimentamos e uma promessa que assumimos junto à comunidade na qual vivemos, ajudando-nos a desenvolver nossa espiritualidade.
A nossa Fundação Rotária é a fórmula pragmática para que em cada degrau de crescimento das nossas vidas possamos desenvolver nossa espiritualidade, construindo um legado que deixaremos como nossa contribuição para a paz e a compreensão mundial.
Fonte: ANTONIO HALLAGE - Curador da Fundação Rotária
Colaboração: Wilson Mattos