quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CURIOSIDADES



Segundo um novo estudo da Universidade de Indiana (EUA), apenas um gole de cerveja é suficiente para nos fazer sentir uma sensação distintamente agradável. E, quando dizemos um gole, queremos dizer exatamente um gole – meros 15 mililitros da bebida são capazes de tal efeito.
Os pesquisadores, liderados por David Kareken, dizem que tal sensação pode não ser estritamente devido aos aromas sutis que resultam da mistura de malte, lúpulo e levedura. A causa do prazer pode ser devido a mudanças químicas no nosso cérebro – especificamente, um aumento nos níveis do neurotransmissor dopamina.
----------------------------------------------------------
Uma nova pesquisa da Universidade de Melbourne (Austrália) tem ajudado a desmistificar a crença comum de que um sexto sentido, também conhecido como “percepção extra-sensorial”, existe.
O estudo afirma que ser capaz de ver o futuro ou perceber acontecimentos estranhos é apenas um truque da mente que foi mal interpretado por milênios. De acordo com os resultados dos testes, as pessoas podem sentir de forma confiável quando uma mudança ocorre, mesmo quando não podem ver exatamente o que mudou. Por exemplo, uma pessoa pode notar uma mudança geral na aparência de alguém, mas não ser capaz de identificar que a pessoa mudou o corte de cabelo.
Segundo o pesquisador Dr. Piers Howe, a pesquisa é a primeira a mostrar em um estudo científico que as pessoas podem sentir de forma confiável mudanças que não conseguem identificar visualmente.
---------------------------------------------------------------
Mais de uma década atrás, uma mulher de 43 anos foi anestesiada para fazer uma histerectomia. Tudo parecia estar conforme o planejado, até que, por um intervalo de tempo, a anestesia parou de funcionar. Ela não conseguia abrir os olhos ou mover os dedos, e nem mesmo reflexos básicos como respirar pareciam funcionar; um tubo teve que ser colocado em sua garganta. Ela estava acordada e consciente na mesa de operação, mas congelada e incapaz de dizer a alguém o que estava acontecendo.
Para cada mil pessoas que se submetem a anestesia geral, uma ou duas não ficam tão inconscientes quanto parecem – elas se lembram de seus médicos falando, da faca do cirurgião, mesmo enquanto seus corpos permanecem catatônicos e passivos.
 
Fonte: Revista de Ciência e Tecnologia

Colaboração: Luiza Drubi

Um comentário:

  1. Que descoberta sensacional!!!
    É por isso que não deixo minha loirinha gelada por nada deste mundo.
    Nenhuma sexta-feira é completa sem ela e as sensações que provoca...uauuuuuuuu....

    ResponderExcluir

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas