O maravilhos o universo das letras
Os primeiros anos de vida são decisivos na formação da personalidade dos indivíduos. Muitos aspectos da educação são fundamentais. Com relação ao desenvolvimento cognitivo, a introdução à leitura deve começar antes da alfabetização propriamente dita, pois é nesse período de formação que os livros são importantes para ajudar a criança a interpretar as informações e associar as figuras", destaca a escritora Ana Eduarda, autora da trilogia "Enigmas das Fronteiras". Incluir os livros na vida dos pequenos é ensiná-los por meio do lúdico, do divertido.
Livros paradidáticos e didáticos possuem um valor incontestável e contribuem não só para o crescimento, mas também para incentivar o hábito, mostrando as maravilhas que podem estar guardadas no interior de suas páginas. "Além de ser essencial para o aprendizado, a leitura é uma das formas para as pessoas melhorarem a capacidade de interpretação, além de estimular o raciocínio", afirma a escritora.
As vezes as pessoas não têm paciência para ler um livro, mas isso se deve ao fato de ainda não terem encontrado o tema certo que irá causar aquela vontade incontrolável de saber o fim da história.
Crianças, adolescentes e adultos se rendem à leitura em plataformas digitais. Porém é preciso que os pais fiquem atentos ao tempo de permanência de seus filhos em frente ao computador, tablet e até mesmo do celular. "O segredo é saber dosar, é o equilíbrio", revela. Nada que é demais ou de menos é bom. O segredo é o caminho do meio".
Ler é sempre uma aventura. Você anda por castelos, viaja para o mundo encantado e aprende a viver mais feliz no aqui e agora.
Colaboração: Maria Aparecida de Lira Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário