quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CIÊNCIA E SAÚDE

Cientistas do Departamento de Ciência Computacional e Engenharia da Informação, na Universidade Nacional de Taiwan, em Taipei, apresentaram o protótipo de um ‘dente inteligente’.
O equipamento, que tem 1 cm de comprimento, é um sensor criado para ser encaixado no dente artificial com o objetivo de detectar os hábitos diários da pessoa, como mastigação, fumo, bebida, tosse ou excesso de comida.
"Poderá ser usado como auxiliar nas dietas"... diz o pesquisador.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um pequeno drone carregado com um desfibrilador capaz de chegar a lugares de difícil acesso e salvar vidas foi apresentado nesta sexta-feira (23) na Alemanha, onde 100 mil pessoas morrem por ano por problemas cardíacos.

A organização Definetz, dedicada a fomentar o uso de desfibriladores e a explicar seu uso, apresentou o protótipo desenhado para aterrissar em lugares quase impraticáveis e em situações em que cada minuto conta.
O aparelho iniciaria o trajeto ao receber uma ligação de emergência e voaria de forma autônoma dirigido por um GPS até o paciente, mas poderia ser também ativado pelos serviços de emergência.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A partir deste mês, passará a ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina tetraviral, que inclui a imunização contra catapora, antes só disponível em clínicas particulares. A nova vacina protege contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora.A vacina tetraviral passa a compor o calendário básico de vacinação e estará disponível ao longo de todo o ano. O público alvo são crianças de 15 meses que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Entre as substâncias presentes no ovo, está a colina, necessária para funções básicas do corpo, como o funcionamento das células, do fígado e o transporte dos nutrientes.

Embora a colina seja produzida pelo organismo, essa produção não é adequada para atingir a necessidade diária e, por isso, ela precisa ser consumida na dieta. De acordo com a pediatra Ana Escobar, essa substância faz bem para o cérebro e pode evitar doenças degenerativas, como Alzheimer e Mal de Parkinson.
Colaboração: Luiza Drubi

Um comentário:

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas