sábado, 31 de agosto de 2013

SAÚDE



REMÉDIO ERRADO CRIADO PELO GOVERNO

O governo criou uma medida provisória para ampliar o curso de medicina para 08 anos, obrigando trabalhar dois anos para o governo. A OMS preconiza um médico para cada 1000 habitantes, em média o Brasil tem o dobro. No Brasil existe uma má distribuição de médicos, mas esse não é o único problema.
72% dos médicos estão na região sul e sudeste, os grandes centros têm médicos suficientes, o contrario acontece  fora destes grandes centros urbanos. É tolice de o governo achar que esse desequilíbrio possa ser resolvido mandando médicos para esses locais desamparados, sem melhoria das condições básicas de cada localidade, e continuará a faltar: enfermeiras, leitos, lençóis, medicamentos e até agua. Ou seja, não há saúde apenas com médicos.
Essa medida provisória vai fracassar por que:
1- Medida provisória é para matéria urgente e isso só valerá para quem entrar em 2015.

2-É inconstitucional: Não se pode obrigar alguém a trabalhar onde não quer, e será uma obrigação de prestação de serviço, e o único serviço obrigatório que temos é o militar.
3-Autoritária- o correto seria o congresso alterar as regras que interferem na vida das pessoas, e não o governo central. Existe falta de médicos no interior do Brasil por uma questão de mercado de trabalho e falta de uma carreira federal nos moldes que existe no judiciário e no exército, ou seja, terá melhor salario e ascensão mais rápida que optar por trabalhar em área inóspita, e não sendo obrigado.
O Canadá conseguiu fixar médico no interior por três motivos: 1-bom salário 2-Plano de carreira 3-possibilidade de especialização do médico.
4- Estimula a desigualdade.
Ficará mais  evidente a diferença entre o serviço publico e privado. Aos mais pobres caberá única opção de ser atendido por profissionais em formação. O programa mais médico também isenta médicos vindos do exterior da obrigatoriedade de revalidar seu diploma, e nem precisa comprovar conhecimento da língua portuguesa, a única exigência é participar de um curso de três semanas, estará apto para receber uma bolsa de 10 mil reais. Ou seja, o Brasil está dando autorização para que estrangeiros exerçam a profissão sem comprovar se tem competência. Está se criando a medicina dos pobres, e vai matar muitas pessoas.
E qual a solução:
1-Aumentar o financiamento da saúde-2 Criar cargo de médico federal com bom salario, plano de carreiras e possibilidade de especialização.
Marcio Feitosa
Médico e Bacharel  em Direito


Um comentário:

  1. Este nosso governinho quer resolver os grandes problemas nacionais de qualquer forma,tipo tapa buraco, pensando que engana o povo.
    O povo pode até ser ignorante mas não é burro.
    Estamos esperando ele se enrolar e se enforcar na propria rodilha....

    ResponderExcluir

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas