quarta-feira, 17 de abril de 2013

NOTÍCIAS EM GOTAS

China e EUA firmam pacto contra ataques cibernético

China e Estados Unidos vão criar um grupo de trabalho sobre ciber-segurança, disse neste sábado o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, com os dois países tentando aliviar meses de tensões e acusações mútuas de ataques digitais. Falando a repórteres em Pequim durante uma visita à China, Kerry disse que os EUA e a China concordaram sobre a necessidade de acelerar as ações para a segurança cibernética, uma área que, segundo Washington, é a sua preocupação de segurança nacional.
"Cada país tem interesse em proteger sua população, seus direitos e suas infraestruturas", declarou Kerry aos jornalistas em Pequim. "Chegamos a um acordo para criar imediatamente um grupo de trabalho sobre segurança informática. A segurança informática afeta todo mundo. Diz respeito aos aviões no céu, aos trens nos trilhos, ao fluxo da água que passa pelas represas, às redes de transporte, às centrais elétricas, ao setor financeiro, aos bancos, às transações financeiras, a todos os aspectos das nações modernas", explicou o chanceler americano.
"É importante ter um diálogo sobre isso, mas também é importante que o diálogo seja um meio e um fim, que no final é realmente acabar com estas práticas", disse o subsecretário de Estado para Assuntos Econômicos Robert Hormats, à Reuters em entrevista. No mês passado, o premier da China, Li Keqiang chamou ambos os lados a parar a guerra de palavras sobre hacking.

--------------------------------------------------------------------------------------------

Promotores e procuradores de Justiça lançaram na última sexta (12) o Manifesto Paulista contra a PEC 37. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que tramita no Congresso Nacional, propõe limitações ao poder de investigação do Ministério Público (MP). A atividade encerra a semana de mobilização feita pelos ministérios públicos de todos os estados para pressionar os parlamentares a rejeitar a proposta.
De acordo com o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcanti, caso a proposta seja aprovada, o Brasil será o quarto país do mundo a impedir a investigação por parte de promotores e procuradores. “Somente dois países na África e um na Ásia [limitam a ação do MP]. São países onde não há democracia. No resto do mundo, o Ministério Público investiga, somando com a polícia. Queremos CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito], MP, Receita Federal... que todos os agentes do Estado investiguem”, defendeu.
Márcio Rosa disse que a intenção da proposição da PEC é impedir a apuração de crimes contra a administração pública, crimes econômicos e de abusos por parte do próprio Estado. “Eles querem impedir que uma instituição como o Ministério Público possa desempenhar na plenitude aquilo que a Constituição definiu”, declarou.

---------------------------------------------------------------------------------------------
O papa Francisco iniciou neste sábado sua esperada reforma com a criação de um grupo de oito cardeais, procedentes dos cinco continentes, para estudar como renovar a Cúria romana após os últimos escândalos.
A iniciativa do papa argentino surge após as sugestões realizadas durante as Congregações gerais anteriores ao conclave, segundo um comunicado do escritório de imprensa do Vaticano.
O Conselho foi constituído, acrescenta a nota, "para aconselhá-lo no governo da Igreja universal e estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus", promulgada por João Paulo II em 1988 e que regula a composição e as competências dos vários dicastérios e organismos que formam a Cúria romana.
A reforma da Cúria romana foi um dos principais temas de preocupação nas Congregações prévias ao conclave, quando ainda estava latente o caso Vatileaks, o roubo de documentos dos que surgiram a existência de divisões entre seus membros.
Mas, além disso, sobre o Ministério do papa Jorge Mario Bergoglio pesava a necessidade de dar maior colegialidade, transparência e confiabilidade ao sistema vaticano.
 COLABORAÇÃO:Luiza Drubi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas