Aproveitando o 1º de abril, vamos ler o que diz Wanderson Castilho, autor do livro " Mentira - um rosto com muitas faces".
Segundo Wandersom, é praticamente impossível um ser humano viver em sociedade sem usar a ferramenta da mentira em algum momento da vida.
"Quem diz que nunca mente está mentindo. Há muitos motivos para mentirmos, entre eles quando somos movidos pela vergonha ou pelo orgulho. Em outros casos, é provável que mintamos para atenuar o impacto que a verdade teria. Ou seja, mentimos para evitar magoar pessoas com quem nos importamos, ou para evitar situações embaraçosas".
Em seu livro, Wanderson Castilho afirma que nos relacionamentos amorosos as pessoas mentem mais quando há preocupação e desconfiança em excesso por parte do outro. Para ele, a insegurança gera desconforto e dificuldade em revelar a verdade. A obra ainda aponta que flertes e atração por outras pessoas, contatos e amizades, nível de comprometimento, fantasias sexuais, traição, satisfação sexual e aparência também são assuntos que o casal costuma esconder do parceiro.
Já no ambiente de trabalho, o especialista aponta que as mentiras mais comuns são relacionadas a atrasos, trabalhos não realizados ou aptidões exageradas.
Homens e mulheres mentem na mesma proporção.
Em alguns casos, recorrer a dissimulações pode ser considerado sinal de educação, já que muitas vezes a verdade nua e crua tende a ser interpretada como grosseria. São as "mentiras brancas".
As técnicas de dissimulação geralmente são aprendidas pelas crianças desde cedo. Um exemplo é quando os pais repreendem a frustração demonstrada pelo filho ao receber um presente que não o agradou.
"Nosso cérebro não aceita a negação. Quando a pessoa mente, está negando a
verdade, e alguma parte da sua expressão facial ou do corpo vai denunciá-la.
Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar
ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do
ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem
denunciar a mentira", ensina o especialista.
Resumo de texto extraído da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário