14 de abril - Dia internacional do café
O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil.
Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola.
O Brasil é o maior exportador de café do mundo, mas não é o maior consumidor. A Finlândia consome 12kg de café por pessoa, por ano, seguida pela Noruega, Suecia, Holanda e Itália. O Brasil fica em 7º lugar com 5.6kg por pessoa
De origem Africana, foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta no início do século XVIII.Rapidamente o café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e Rio de Janeiro.
Mas foi nas terras férteis de São Paulo (conhecido como 'terra roxa') que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira.
Durante muito tempo o nosso cafezinho ficou esquecido. Mas de dez anos para cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizando o hábito de tomar um cafezinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário