Vícios ao volante aumentam gastos
Dirigir corretamente não é uma tarefa fácil mesmo para os motoristas mais experientes. Alguns vícios adquiridos ao volante são difíceis de ser corrigidos, pois estão incorporados ao cotidiano do motorista. O problema é que esses pequenos deslizes acabam reduzindo a vida útil de vários componentes e tornam mais freqüentes as idas ao mecânico.Confira os dez maiores vícios, suas principais conseqüências e o que você pode fazer para evitar.
- Dirigir com o pé constantemente apoiado na embreagem – este é um dos vícios mais comuns e também difíceis de se combater. Como temos que mudar de marcha muitas vezes no trânsito urbano, acabamos por nem tirar o pé do pedal da embreagem. Porém, este ato reduz a vida útil do disco de embreagem. O ideal é sempre depois de uma mudança de marcha colocar o pé na lateral esquerda do pedal e deixá-lo lá até a próxima mudança de marcha
- Dirigir com a mão sobre o câmbio – esta mania também vem do fato de precisarmos trocar de marcha o tempo todo, mas deve ser evitada porque diminui a vida útil das engrenagens da transmissão. Outro bom motivo para combater este vício é a segurança, já que devemos sempre dirigir com as duas mãos no volante
- Esquecer de calibrar os pneus – o ideal é calibrar toda semana, mas a maioria dos motoristas esquece ou tem preguiça e acaba calibrando somente antes de viagens. Saiba que rodando com os pneus murchos seu carro tem o desempenho prejudicado e consome mais combustível, além dos pneus sofrerem desgaste irregular. A melhor maneira de lembrar é começar a calibrar toda vez que for ao posto colocar combustível. Se não quer sujar as mãos, peça ao frentista e lhe dê uma gorjeta
- Passar freando em lombadas ou buracos – é comum, ao sermos pegas de surpresa por um buraco, frearmos e passarmos freando por ele, porém este hábito sobrecarrega a suspensão, podendo chegar a quebrá-la. Isso ocorre porque ao frear você joga todo o peso do carro na suspensão. Neste caso é melhor passar com um pouco mais de velocidade pelo obstáculo do que freando
- Andar com o carro em ponto morto – pensando em economizar, muitas pessoas colocam o carro em ponto morto durante descidas. Porém, em veículos com injeção eletrônica, esta prática, ao contrário do que se pensa, aumenta o consumo do veículo. Outra conseqüência é um desgaste maior do sistema de freios. A solução para este caso é descer controlando a velocidade do carro através do freio motor, ou seja, sempre com a marcha engatada
- Andar com o tanque na reserva – muita gente faz isso, seja por preguiça de ir ao posto ou porque está sem grana no momento. O problema deste hábito é que a gasolina que fica no fundo do tanque possui muitos resíduos, que ao longo do tempo podem trazer dois problemas: o entupimento dos bicos injetores e o funcionamento irregular do carburador. Para evitar estes prejuízos, acostume-se a completar o tanque sempre que ele estiver em um quarto
- Sair em segunda marcha – esta prática é muito comum entre os distraídos, que, parados no sinal, esquecem de trocar a marcha e acabam saindo em segunda e até terceira, causando um desgaste prematuro de alguns componentes da embreagem. Se você tem este hábito, comece a se policiar deixando o carro em ponto morto assim que parar
Colaboração: Companheiro Itazir de Freitas
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