DIRETOR DE PROTOCOLO
Diante da composição do Regimento Interno de um clube, existe um cargo que exige muita competência e determinação: o cargo do Protocolo que é ocupado pelo Diretor de Protocolo.
Não é fácil o desempenho do Diretor de Protocolo, pois exige muita atividade com criatividade.
Além de preparar a reunião com antecedência, confirmando a presença de convidados, escolher o cardápio, realizar a composição da mesa diretora levando em consideração as normas de procedência previstas por Rotary International. anunciar corretamente os presentes depois de recepcionados, comunicar o palestrante sobre o tempo disponível à sua explanação, e ao fim da reunião arrumar o ambiente, deixando em condições de recomeçar uma outra.
Em consequência da sua movimentação durante uma reunião, o Diretor de Protocolo não deve participar da Mesa Diretora. Deve esforçar-se para que nome dos convidados ou companheiros sejam pronunciados corretamente. Deve conduzir-se com discrição, evitando gracejos e piadas. Não é necessário ser um orador mas sim ter conhecimento do idioma com o qual se expressa.
Não deve ser ocupado por um neo-associado porque exige um razoável conhecimento de Rotary.
A precedência,mesmo para os mais entendidos, é sem dúvida o calo do protocolo. É muitas vezes motivo de controvérsias ou mesmo de constrangimento. Fica claro que nas reuniões do clube assume o comando, o Presidente.
Nas reuniões da Governadoria, o Governador, cabendo ao Diretor de RI o comando do Instituto Rotário.
O protocolo oficial do Brasil orienta que quando presente o Presidente da República ou o Governador do Estado presida as reuniões para as quais forem convidados.
Os nossos parabéns para os companheiros que com firmeza, conhecimento e determinação desempenhem tal função.
ALAC
EGD 98/99 - D.4390
RC Juazeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário