terça-feira, 27 de novembro de 2012

O ROTARY PELO MUNDO


A corrida boa

Sam Bwaya e outros rotarianos no início da caminhada.
Por Sam Bwaya, membro do Rotary Club de Kampala, Uganda
Se você tivesse me dito um par de meses atrás, que eu estaria participando de uma maratona internacional, eu teria tido uma gargalhada e disse: "Não em minha vida." Aos 49 anos, a minha experiência em execução havia sido limitada a uns poucos voltas em torno de um campo de esportes na faculdade três décadas antes.
Mas lá estava eu ​​em 13 de Outubro, embarque Air Uganda com 11 outros rotarianos para participar de uma maratona de caridade e andar patrocinadas por clubes da Tanzânia Rotary em Dar es Salaam.O evento contou com uma corrida de 21 km (cerca de 13 milhas) e uma de nove quilômetros a pé (5,6 milhas), e levanta dinheiro para o câncer pediátrico. Mais do que um dos membros da nossa equipe foi finalista formidáveis. Quanto a mim, eu tinha terminado meu primeiro 5K em Kampala, em agosto, surpreso com a resistência que eu nunca soube que eu possuía. Eu fiz a minha mente para o dobro da distância e ir internacional.

Velho Grande

Quando eu tinha escrito sobre minhas ambições a um colega Tanzânia rotariano e jornalista, ele me convidou para competir contra Mzee Ali Hassan Mwinyi, o presidente de 87 anos de idade, ex-República da Tanzânia, por título de mais rápido andador. Ele chamou Mwinyi o "grande homem." No começo eu me senti menosprezado. Fresco fora de meu primeiro 5K, e eu estava sendo convidado a caminhada rápida contra alguém quase o dobro da minha idade? Mas então eu disse ao meu amigo, eu não só competir, eu deixaria o velho no pó!
O dia antes da corrida, a nossa equipa e os nossos anfitriões da Tanzânia ficamos juntos. Rotarianos Uganda têm vindo a construir uma bela amizade com os nossos colegas da Tanzânia, em preparação para o redistritamento que vai se juntar a nós no novo Distrito Rotary 9211. Em uma reunião de distrito, tivemos uma festa, o verdadeiro sinal de hospitalidade em África. Havia tanta comida, dez vezes o número nossa não poderia ter terminado tudo.
O dia da corrida, eu estava pronto e bombeado. Eu tinha praticado (caminhada em volta do meu composto para toda uma seis minutos!) E tinha os meus sapatos de lona e um par de shorts, uma atualização da minha última corrida quando competiu em jeans e sapatos de escritório. Na linha de partida, estávamos todos à espera da "grande velho homem" chegar para que pudéssemos começar. E então ele fez.
Eu tenho que dizer, o "grande homem" não era nada do que eu esperava. Ele não olhou para 87 em tudo. Ele olhou talvez 70. E quando ele começou a caminhada, ele caminhou como um 20-year-old. Eu estava logo atrás de três metros, mas determinada a não cair mais do que cinco metros costas, ou recorrer a um trote.
Antes de o primeiro quilômetro, minhas pernas doíam. Eu estava lutando para respirar. Tudo ao meu redor, eu ouvi o barulho de pés, como uma parada militar. Meu treinamento, eu percebi, tinha sido totalmente inadequada. E então ele começou a trotar.
Tínhamos sido informados de que Dar estava quente e que devemos beber muito.Eu tinha bebido um pouco, mas a água tinha decidido a se rebelar. Então não era mais apenas a água. Agora meus sapatos tinham encolhido, ou meus pés estavam ficando maior. Meus dedos tinham irrompeu e foram espreitar. Eu momentaneamente considerado derramando os sapatos e correr descalço, como corredores de outros, mas fundamentado que me custaria muito tempo. Então o velho começou a quebrar em uma corrida próximo.

Andando em unhas

Os pregos na sola dos meus sapatos se soltou e estavam cavando em minhas pernas. Eu estava literalmente caminhar sobre as unhas. Meus roupas íntimas estavam desafiando as leis da gravidade e para cima de deslizamento, causando danos colaterais. Eu continuei puxando-os para baixo, mas eles continuaram deslizando para cima.
No momento em que vi a linha de chegada, eu estava movendo-se como um zumbi.Eu tinha o velho à vista, e fundamentado que eu poderia levá-lo em um sprint. Mas depois eu pensei, este "grande homem" foi uma boa corrida. Eu devo dar crédito onde o crédito é devido. Então, eu me contive, e terminou onde eu comecei, três metros para trás. Nosso tempo foi de pouco mais de uma hora e meia. Nós dois éramos vencedores.
Com um pouco de determinação, podemos realizar muito. Você não precisa de muito dinheiro ou tempo para fazer a diferença. Dar do que você tem, ver como até mesmo um pouco pode fazer uma grande diferença.
Os rotarianos na Tanzânia fez um ótimo trabalho organizar esta corrida, atraindo 5.000 caminhantes / corredores e levantando mais de EUA $ 1,2 milhão para uma enfermaria de oncologia. No próximo ano, haverá uma outra raça. E eu vou estar lá.E desta vez, vou treinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas