Prezados Companheiros,
Há várias formas de descrever a nossa Fundação Rotária, mas penso nela como o alicerce de todo o Rotary.
Muitas vezes não paramos para pensar no chão em que pisamos ou nas paredes que sustentam as nossas casas. São coisas que não valorizamos como deveríamos, só lembrando delas quando não estão mais lá.
Há não muito tempo no Japão, literalmente perdemos o chão. No dia 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 atingiu o país no seu âmago. Mais de 15.000 pessoas morreram, cerca de 6.000 ficaram feridas, e outras 4.000 continuam desaparecidas. O estrago do desastre é estimado em mais de US$300 bilhões.
Numa questão de horas, meio milhão de pessoas num dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo perdeu tudo. Elas passaram do conforto e segurança de seus lares para um futuro incerto em ginásios de escolas, barracas e edifícios arruinados.
No Japão, estamos acostumados com terremotos, e achávamos que estávamos prontos para tudo, mas ninguém esperava algo dessa proporção.
O que aconteceu naquele dia mudou o país e fez-nos perceber a fragilidade das nossas vidas. Eu me dei conta do pouco que me separa das pessoas que ajudamos através do Rotary.
É fácil dizer que aqueles que ajudamos por meio de nossa Fundação são diferentes de nós. Eles moram longe, não sabemos o idioma que falam e não conhecemos a sua cultura. Não sabemos se têm acesso a água corrente, saneamento, cuidados médicos ou educação. Vemos fotos e lemos notícias sobre pobreza, guerras e desastres. Porém, assistimos a tudo de tão longe, e observamos aquelas pessoas passando por situações tão terríveis, mas é difícil colocarmo-nos no lugar deles.
Hoje, digo que não há nada que nos separe daqueles que ajudamos. Somos todos iguais; apenas as circusntâncias que nos cercam são diferentes.
Com a nossa Fundação, temos o poder de colocar em prática o seu lema: Fazer o Bem no Mundo. Através dela, podemos fazer muito mais do que poderíamos fazer sozinhos. E isso importa muito, para pessoas como nós.
Sakuji Tanaka
Presidente, Rotary International
Presidente, Rotary International
Postado por Paulo Vital R.C. de Juazeiro
Diretor de Imagem Publica
Nenhum comentário:
Postar um comentário