sexta-feira, 11 de maio de 2012

CONTO


VIROU SEREIA DO MAR....
 
Sabe aquelas tardes de mormaço morno, que dá aquele sono sem vontade de dormir ?
............
Num banquinho de madeira, caneca de café na mão, sentei em frente a janela prá ver o tempo passar...
Silêncio de sesta que o interiorano respeita, como se fora feriado nacional...só passa na rua de terra, um cachorro magro ou a meninada correndo, enquanto os adultos dormem.
Hora da traquinagem.
A falta de chuva que já dura 3 meses, deixa a folhagem fubazenta, sem brilho... o chão ressequido engrossa o ar, pela mistura com o pó fino que uma aragem aqui e ali levanta do chão.
Seu Francisco, ninguém sabe explicar porque é chamado de Filó, passa empurrando um carrinho de mão e acena dizendo ..." tarde... " num arremedo de boa tarde.
Coisa interessante é a mente... ao vê-lo lembrei de Sinhô...
Sinhô era homem matuto, de uns 70 anos quando o conheci... ainda forte, firme no andar... olhar inteligente, sem muita conversa... mas...   
Gostávamos, os dois, de prosear.
Certo dia, sentados na varanda dos fundos da casa, caneca de café nas mãos como agora, perguntei-lhe : Sinhô, além de Maria, sua mulher, teve outro amor ?
Apesar da intimidade que já havia entre nós, abaixou a cabeça meio sem jeito. Depois olhou-me direto nos olhos e respondeu :
" Não.. num foi amô... foi uma aparição... um anjo em forma de muiê... 
Eu tava trabaiando na roça, rancando mandioca...era de tardizinha e fui pro rio me banhar.... ouvi um baruio na água e fui devagar ispiá....aí, iscundido no mato eu vi....
A muiê mais linda que meus zoio já viro.... moreninha... os cabelo pretim cumprido inté a cintura fininha... e ela tava nua... nuinha...
Minhas perna tremero tanto que tive de acocorá...o coração ficou batendo feito doido e quase não pudia respirar... me fartou o ar... 
Intão eu vi que ela sabia que eu tava ali ispiando...saiu da água e veio nuinha prá perto de mim... acocorou e me beijou, a diaba....."
Parou então um instante como a recordar, com um sorriso maroto nos lábios e no olhar.
E aí Sinhô, o que aconteceu ?
Ele apenas disse... "aconteceu ..."
Sinhô, você nunca esqueceu né ?
Ele só balançou a cabeça .... " ...e tem prá mais de 50 ano..."
E cadê ela Sinhô ?
"O rio levou... virou sereia do mar...." 
........................................................................................
Ainda fiquei um tempo perdida em minhas lembranças, vendo o tempo passar.....
 
 Luiza
 
.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas