quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

FIQUE INFORMADO



DANOS PSICOLÓGICOS CAUSADOS PELA VIOLÊNCIA

A violência atualmente é assunto recorrente em todos os meios de danos psicológicos causados pela mesma.
O destaque na maioria das vezes é para a violência física que acontece no público e no privado, porém, definir as conseqüências desse ato somente em termos de ferimento ou morte limita a compreensão total da violência em indivíduos, comunidades e na sociedade em geral.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência como o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação. A violência portanto, além de causar ferimentos que são visíveis por deixar marcas no corpo, traz fortes danos à vítima tanto a nível social quanto a nível psicológico.

A rejeição, humilhação, ameaça, descriminação, punições exageradas e depreciação, quando cometida contra pessoa vitimada é identificada como violência psicológica, essa tipologia perpassa os demais tipos de violência seja ela física, negligência ou a nível sexual e causa danos muitas vezes irreparáveis. Acontece por exemplo, quando um idoso é negligenciado em termos de cuidados de saúde e alimentação e escuta diariamente que não serve para nada e só atrapalha toda a família, ou uma criança que foi abusada sexualmente pelo padrasto e escuta da mãe que a mesma foi culpada por seduzir o violentador ou é apontada como culpada por toda a comunidade, em casos como esse a auto estima e a auto valorização ficam bastante comprometidas, acontecem mudanças de comportamento ou ainda dificuldades a nível de aprendizagem e de relacionamento, além de transtornos psicológicos graves.

Crianças, adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, além dos LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgeneros) são as pessoas comumente vitimadas por serem grupos sociais mais vulneráveis.

É muito importante a sensibilização das pessoas e da comunidade em geral em relação a essa problemática para que seja favorecida a prevenção e para que seja garantido o tratamento adequado para os agressores e as vítimas, a exemplo de acompanhamento psicológico familiar, se a violência acontece nesse âmbito, individual ou em grupos psicoterapêuticos, além da punição para agressores, quando se fizer necessário.

Rosiane Carneiro- Psicóloga-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas