sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O QUE É UMA REGIÃO METROPOLITANA?


Uma região metropolitana ou área metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou até mais) grande cidade central (uma metrópole ), e sua zona adjacente de influência. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma conurbação , a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si, formando uma imensa metrópole , que na qual o centro está localizado na cidade central, normalmente aquela que da nome à região metropolitana, como Região Metropolitana de Salvador . Porém, uma região metropolitana não precisa ser obrigatoriamente formada por uma única área contígua urbanizada, podendo designar uma região com duas ou mais áreas urbanizadas intercaladas com áreas rurais, ou seja, os limites entre as cidades ainda são visíveis, mas nesse caso são regiões metropolitanas menores que não possuem nem muitas vezes uma metrópole, mas uma cidade central.
O necessário é que as cidades que formam uma região metropolitana possuam um alto grau de integração entre si, tanto na economia , política ou cultura . Uma região formada por diversas regiões metropolitanas localizadas próximas entre si, são por vezes chamadas de megalópole , ou seja, a conurbação de duas ou mais metrópoles .
A Região Metropolitana de Salvador (RMS), criada com a Lei Complementar Federal nº 14 de 1973 era composta por oito municípios, mas após a emancipação de Madre de Deus, distrito de Salvador até 1990 e de Dias D'Ávila, passou a ter dez municípios. Em 17 de dezembro de 2007, foi aprovada pela Assembléia Legislativa da Bahia e sancionada pelo governo estadual em 3 de janeiro de 2008 a Lei complementar estadual nº 30, que inclui Mata de São João e São Sebastião do Passé na RMS. Em 22 de janeiro do ano seguinte, a inclusão de Pojuca foi sancionada pelo governador Jaques Wagner através da Lei complementar estadual nº 32. Veja na tabela abaixo alguns dados dos municípios que compõem atualmente a Região Metropolitana de Salvador.
Salvador - a metrópole que polariza os demais municípios da RMS. Centro administrativo e financeiro da Bahia, concentra o parque comercial e empresarial, atividades portuárias, serviços especializados, além da burocracia estatal. Cidade de rara beleza natural e significativo patrimônio histórico cultural tem atraído fortes investimento no setor de tecnologia, saúde, turismo e lazer.
Camaçari - importante centro industrial, sede do Pólo Petroquímico e de várias empresas e significativo pólo de lazer e turismo para as classes altas e médias, com diversos loteamentos e empreendimentos em sua orla marítima. Tem apresentado sifnificativo crescimento populacional.
Candeias - consolidado como parque industrial a partir da exploração do petróleo e abriga um dos mais importantes portos do Brasil - o Porto de Aratu.
Dias D'Ávila - estância hidromineral de relevante interesse para a conservação dos recursos hídricos e um dos principais pólos fornecedores de mão de obra para as indústrias de seu entorno, concentrando grande parte da moradia dos trabalhadores da região.
Lauro de Freitas - em processo de conurbação com Salvador, apresenta intenso crescimento populacional e econômico nas últimas décadas ao concentrar algumas atividades de transformação, comércio e serviços dinâmicos e condomínios de alta renda.
Madre de Deus - localizada em um dos pontos estratégicos na Baía de Todos os Santos, sedia um dos terminais marítimos da PETROBAS, além de ser uma área expressiva de veraneio, pesca e mariscagem.
Mata de São João - situado na Costa dos Coqueiros, possui remanescentes de floresta e restingas do bioma Mata Atlântica. É considerado um dos principais destinos turísticos de todo o Estado, com parque hoteleiro de porte internacional.
Pojuca - destaca-se pela atividade industrial em função da extração de petróleo e gás natural, metalurgia e siderurgia.
São Francisco do Conde - localiza a Refinaria Landulfo Alves, a única do Nordeste, o que lhe garante a maior arrecadação do PIB per capta do Brasil. Possui relevante patrimônio natural e histórico-cultural, guardando edificações de grande valor arquitetônico.
São Sebastião do Passé - sustentada por uma economia agro-exportadora, baseada na cana-de-açúcar, passou à extração de petróleo e gás no início da década de 1950 e hoje vem apresentando forte crescimento do setor de serviços.
Simões Filho - um dos mais significativos pólos industriais da Bahia, sua hidrografia é composta pela bacia do Rio Joanes. Possui importantes represas para o abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador.
Vera Cruz - situada na Ilha de Itaparica, possui densidade demográfica reduzida e significativa expressão ocupacional na pesca, mariscagem, veraneiro e turismo.
Itaparica - estância hidromineral situada na ilha de mesmo nome. Assim como Vera Cruz, tem como funções e atividades principais a pesca, mariscagem, veraneio e turismo. Em razão das dificuldades de mobilidade, apresenta baixo grau de integração com a região.

(*) Extraído de folder da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia e da Wikipédia, a enciclopédia livre.


Antonio Joanilson Costa Borges
Gerente de Planejamento e Supervisão - UE/Ba
aborges@ibge.gov.br
Tel.: (71) 3327-2111 Ramal 2039

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas