Por que o papa Francisco ordenou a abertura dos arquivos secretos do Vaticano sobre o Holocausto judeu?
Publicado em 05/03/2019
Se Francisco realmente conseguir lançar luz sem esconder documentos em tudo o que ainda está oculto sobre o Holocausto e a Igreja passará à história
No momento em que o papado de Francisco se vê envolvido em um dos maiores escândalos da Igreja pela dimensão imponente dos escândalos de pedofilia, ele acaba de anunciar a abertura total dos arquivos secretos vaticanos sobre o pontificado de Pio XII, o papa tantas vezes acusado de ter-se omitido na condenação do Holocausto judeu durante a Segunda Guerra Mundial.
Parte desses arquivos já foi publicada, mas agora Francisco quer, para que não restem mais dúvidas, que se publique tudo o que se referir ao polêmico pontificado do papa Pacelli. E coloca data: em 2020. Ao dar a notícia o Papa afirmou que “a Igreja não teme a história, e sim a ama” e entregou aos historiadores “esse patrimônio documental”.
Francisco é, sem dúvida, o pontífice da Igreja que mais dialogou com o mundo judeu já que considera o judaísmo como o berço do cristianismo. Quando ainda era cardeal arcebispo de Buenos Aires, surpreendeu ao publicar o livro de conversas “Sobre o céu e a terra”, com o rabino Abraham Skorka, com quem sempre manteve relações de amizade.
Já Papa, seu amigo Skorka foi uma das primeiras pessoas recebidas no Vaticano com quem conversou longamente. E um dos assuntos daquela conversa em 2013 foi a possibilidade de abrir os arquivos secretos do Vaticano sobre o Holocausto.
-----
fONTE: http://acaopopular.net/jornal/por-que-o-papa-francisco-ordenou-a-abertura-dos-arquivos-secretos-do-vaticano-sobre-o-holocauto
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário