Maconha na adolescência aumentaria risco de depressão e suicídio
Publicado em 01/03/2019
Pesquisadores das universidades McGill, no Canadá, e de Oxford, na Inglaterra, associaram o uso de maconha na adolescência a um risco elevado de depressãoe suicídio – de ideações a tentativas – na vida adulta. Como eles encontraram isso?
Ora, por meio de um método conhecido como revisão de estudos. Eles basicamente buscaram pesquisas no mundo todo que abordavam o tema e, a partir daí, compilaram os resultados das que tinham maior qualidade científica.
Essa revisão agrupou 11 estudos, que somaram 23 317 indivíduos – eles foram acompanhados da adolescência até, em média, os 32 anos. Alguns consumiam cannabis quando jovens, enquanto outros, não.
Após fechar os cálculos, os experts concluíram que o uso contínuo da droganessa fase da vida foi ligado a uma possibilidade 37% maior de desenvolver depressão anos depois.
Além disso, o risco de essa turma ter ideações suicidas no futuro era 50% maior – e o de tentar se matar, 246%! Esse último dado é especialmente assustador.
Por outro lado, não foram encontradas alterações significativas na incidência de ansiedade.
Apesar da magnitude do trabalho, é importante lembrar que, como a maconha não é legalizada na maior parte do mundo, a quantidade usada por cada voluntário não pôde ser controlada pelos experts. Portanto, é impossível saber qual a frequência de consumo que afetaria negativamente o bem-estar mental.
-----
Maconha não aumenta ansiedade, mas…
Como dissemos, um ponto interessante da revisão é que não houve crescimento significativo do nível de ansiedade entre os consumidores da erva. Só que também não houve queda.
“Algumas pessoas tendem a pensar que ela é um tratamento contra a ansiedade, mas essa revisão indica que não. No plano momentâneo, ela até pode ajudar, só que os efeitos se perderiam no longo prazo”, finaliza Cunha.
FONTE: http://acaopopular.net/jornal/maconha-na-adolescencia-aumentaria-risco-de-depressao-e-suicidio/
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário