A CIÊNCIA COMPROVOU QUE PENSAR POSITIVAMENTE É EXTREMAMENTE PODEROSO PARA A SAÚDE
Parte I
As 8 Habilidades para ser mais positivo
O objetivo do esqueminha criado pela Dra. Moskowitz é ajudar as pessoas a se sentirem felizes, calmas e satisfeitas, mesmo se estiverem enfrentando tempos difíceis, como a batalha contra uma doença grave, por exemplo.
O interessado em treinar o pensamento positivo deve, no mínimo, empregar três das oito habilidades em sua rotina e se comprometer a praticar uma nova por dia, pelo menos. Aqui estão elas:
Reconhecer um evento positivo a cada dia;
Experimente esse evento e registre-o em um diário ou informe a alguém sobre isso;
Comece um diário de gratidão;
Liste uma força pessoal e observe como você a usou;
Defina um objetivo alcançável e anote seu progresso;
Informe uma coisa que te estressa e liste as formas de como poderia reavaliar a situação de forma positiva;
Reconheça e pratique pequenos atos de gentileza diariamente;
Experimente ficar atento, concentrando-se no aqui e agora, em vez do passado ou futuro.
Praticando de verdade
Gregg De Mezza, um arquiteto de 56 anos que foi diagnosticado com câncer há 4 anos, participou da pesquisa da Dra. Moskowitz. Após se culpar, sentindo-se “estúpido” e “descuidado” por ter sido infectado pelo vírus, ele procurou nas 8 habilidades a saída para se ver livre dos sentimentos destrutivos e o resultado mudou completamente sua vida.
“Quando participei da pesquisa, senti como se todo o mundo estivesse completamente ‘desmanchando’. O treinamento me lembrou de confiar nas pessoas próximas e eu decidi ser sincero com meus amigos. Eu percebi que mostrar sua força real é mostrar sua fraqueza. Sem trocadilhos, isso me tornou mais positivo, mais compassivo, e agora estou mais saudável do que nunca “. – disse ele à publicação.
E não foi apenas Gregg que sentiu os efeitos do “pensar positivo”.
Este estudo, publicado no site científico NCBI, comprovou que um tratamento online das habilidades feito por pessoas com diabetes tipo 2 foi responsável por aumentar a positividade, diminuir os sentimentos de estresse, melhorar controle do açúcar no sangue, aumentar a atividade física e a alimentação saudável, promover um menor uso de tabaco e menor risco de morte.
Algo parecido aconteceu com mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Após um tratamento online com as 8 habilidades, os sintomas de depressão diminuíram consideravelmente entre elas, conforme revela este outro estudo, também publicado no NCBI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário