OAB pede prorrogação da biometria
Ofício entregue ao TRE pede mais prazo para cadastramento
Tribuna da Bahia, Salvador
27/01/2018 15:38 | Atualizado há 1 dia, 2 horas e 51 minutos
Foto: Divulgação
Por Adilson Fonsêca
Com o prazo do cadastro eleitoral biométrico chegando ao fim nesta quarta-feira, dia 31, e a possibilidade de somente em Salvador 25% dos mais de dois milhões de eleitores terem seus títulos cancelados, a Ordem dos Advogados do Brasil, secção da Bahia (OAB) encaminhou ofício ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, pedindo o adiamento do prazo.Neste fim de semana, o órgão estará funcionando em esquema de plantão.
A justificativa do documento, assinado pelo presidente da entidade, Luiz Viana Queiroz, é que a despeito dos esforços que vêm sendo feitos pelo TRE, as ações não têm sido suficientes para atender à imensa demanda de eleitores, colocando-os em situação constrangedoras nas filas. “Infelizmente o clima de confusão, inclusive com denúncias de vendas de vagas nas filas, a OAB da Bahia vem requerer a prorrogação do prazo para recadastramento biométrico, de modo que os cidadãos possam exercer o seu direito ao voto”, diz o documento.
Segundo explicou o presidente da OAB, Luiz Viana Queiroz, é preciso não apenas que o TRE amplie o prazo do cadastramento biométrico, mas que também passe a trabalhar em fevereiro para atender àqueles eleitores perderam o prazo da biometria, mas têm o direito de se regularizar junto à Justiça Eleitoral. Isso porque no início da semana o TRE baixou uma Portaria em que suspendia o atendimento externo durante parte do mês de fevereiro para fazer o processamento dos dados do cadastro biométrico.
Na última quinta-feira, o desembargador Edivaldo Rocha Rotondano disse que uma decisão sobre o que será feito com os eleitores em atraso no cadastro biométrico só deverá ser decidido em 19 de fevereiro. E o prazo que vai até 09 de maio só valeria para quem quer se regularizar por não ter votado na última eleição, busca a transferência do domicílio eleitoral ou vai tirar o título de eleitor pela primeira vez.
-----
Fonte; Trbn.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário