Um relatório sobre a mobilização em prol do Rio São Francisco, ocorrida no último sábado (2) em Petrolina, será entregue amanhã (5) ao Ministério da Integração Nacional. A intensão será mostrar ao governo federal a necessidade da realização do projeto de interligação da Bacia do Rio Tocantins ao Rio São Francisco, projeto idealizado pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).
Criado há mais de 20 anos e já aprovado pelo Ministério da Integração Nacional, o Projeto de Lei n° 4.797/90, transformado no PL nº 6.569/13, visa a compensar o suprimento hídrico do manancial, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia.
A ideia inicial do projeto foi apresentada ao Congresso, pela primeira vez, em 1987 – mas foi engavetado. Em 1995, a proposta chegou a receber pareceres favoráveis das Comissões de Viação e Transporte e de Constituição e Justiça e em 2000, foi entregue ao relator do Grupo de Trabalho de Transposição do São Francisco, Marcondes Gadelha (PFL/PB) – quando novamente parou de tramitar.
Do ponto de captação até o encontro com as águas da barragem de Sobradinho, o percurso total será de 743 quilômetros, assim distribuídos: 220 km do Rio Tocantins até o distrito de Garganta (BA); daí segue por gravidade no leito do Rio Preto, até a confluência com o Rio Grande, por 315 km; desse ponto, segue por 86 km, até desembocar no Rio São Francisco, na cidade de Barra (BA), desse ponto até a Barragem de Sobradinho (norte baiano), percorre-se 122 km.
----
Fonte:carlosbritto.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário