sexta-feira, 15 de setembro de 2017

SEMIÁRIDO

Com pouca chuva, três cidades baianas 'entram' para o semiárido



Cotegipe, Mansidão e Wanderley, no Oeste baiano, estão entre 57 municípios brasileiros que mudaram de status

A nova delimitação da região semiárida do Brasil foi formalizada nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial da União (DOU), e inclui três cidades baianas: Cotegipe, Mansidão e Wanderley, no Oeste do estado. Pelos novos critérios estabelecidos, as cidades se juntam a outros 51 municípios brasileiros incluídos área climática caracterizada pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Os municípios, que são vizinhos, ficam a cerca de 800 km de Salvador. As prefeituras foram procuradas pelo CORREIO, mas não se manifestaram.
A nova configuração foi votada em 27 de julho em reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Os critérios de delimitação são revisados a cada 10 anos. Na classificação mundial do clima, o semiárido é aquele que apresenta precipitação de chuvas média entre 200 mm e 400 mm.
Os municípios incorporados à região semiárida têm prioridade no recebimento de incentivos fiscais do governo federal em frentes de estímulo ao desenvolvimento regional. Dentre elas, o acesso a investimentos para geração de emprego e renda, além de apoio em ações de combate à seca. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o semiárido concentra 50% dos mil piores IDHs do Brasil, apesar de reunir apenas 21% dos municípios do país.

Fonte:correio24horas.com.br

Colaboração: Eunice Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas