sábado, 9 de setembro de 2017

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Setembro Amarelo: ações alertam para necessidade de prevenção ao Suicídio
Segundo a OMS, anualmente, 883 mil pessoas tiram a própria vida no mundo
Tribuna da Bahia, Salvador
01/09/2017 09:30 | Atualizado há 6 dias, 8 horas e 38 minutos



A cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, 883 mil pessoas tiram a própria vida no mundo. O suicídio é uma das três maiores causas de morte na faixa etária entre 15 e 35 anos, e em quase 90% dos casos há o diagnóstico de doença mental ou o uso abusivo de substâncias psicoativas. Para marcar o Setembro Amarelo - mês dedicado a prevenção ao suicídio -, a clínica Holiste lança a campanha Suicídio: Quanto mais se fala, menos acontece.
A série de ações tem como objetivo combater o tabu em torno do tema, além de alertar para a necessidade de se falar sobre o assunto. Entre as iniciativas estão o lançamento do vídeo Entendendo o suicídio, que integra a série Desmistificando a Saúde Mental; uma edição especial do Encontros Holiste, palestra gratuita com os psiquiatras Fabiana Nery e Victor Pablo, no dia 20/09, às 19h, no Auditório Holiste; além da criação do hotsite suicidio.holiste.com.br, que reúne conteúdos exclusivos sobre o assunto.
Para a médica psiquiatra da clínica Holiste, Fabiana Nery, a tentativa de suicídio é um problema de saúde pública e tem que ser abordada de forma ética, profissional e terapêutica. “Não é um problema de caráter ou personalidade, é uma questão médica, uma questão de saúde que demanda tratamento. Ideação suicida é um sintoma da gravidade de uma doença. Tratando a doença, a ideação suicida desaparece”, garante a psiquiatra. A especialista participa do Encontros Holistecom a palestra Suicídio não é escolha e pode ser evitado.

Fonte:http://www.tribunadabahia.com.br/

Colaboração: Eunice Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas