PORQUE AS PERNAS FICAM TÃO PESADAS?
Uma em cada duas mulheres é afetada pela sensação de pernas pesadas. Isso não é uma surpresa, dado que as alterações hormonais - a partir da adolescência e a toma de contracetivos orais (pílula) - são em grande parte os principais responsáveis. Ainda assim, esta sensação de cansaço e de peso pode ser, por vezes, muito dolorosa, ocorrendo com maior frequência durante a gravidez.
Num estadio normal, as artérias fornecem aos tecidos e aos órgãos os elementos indispensáveis para o seu correto funcionament, nomeadamente oxigénio. Quanto às veias, estas permitem o retorno de sangue ao coração.
Nas pernas,o sangue desloca-se de baixo para cima graças à pressão sanguínea e à tensão das paredes das veias. Este fluxo sanguíneo que circula nas veias e volta ao coração denomina-se por retorno venoso. As sensações de peso ou de cansaço das pernas estão associadas a uma perda de tónus e de elasticidade da parede venosa que provoca um abrandamento da circulação de sangue nas veias. Assim sendo, as veias dilatam-se e a pressão sanguínea aumenta.
As válvulas suportam dificilmente esta pressão e tornam-se aos poucos menos eficientes a impulsionar o sangue para cima e o sangue estagna na zona inferior das veias. E é neste momento que a sensação de pernas pesadas surge.
......
A hereditariedade: se os seus pais também sofrem ambos de problemas de circulação, existe um risco de 70% de vir a desenvolver estes problemas também e de apenas 43% se apenas um dos seus pais sofrer com este tipo de problemas. Mesmo que não exista histórico familiar, deve ficar cada vez mais atenta à medida que a sua idade avança: a qualidade e a quantidade de colagénio e de elastina nas suas paredes venosas tendem a dinimuir com o avançar da idade, bem como o número de células musculares responsáveis pela circulação venosa, também tende a diminuir.
Fonte:www.mustela.pt/
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário