sexta-feira, 31 de março de 2017

MENSAGEM

Cuidemos do nosso coração porque é de lá que sai o que é bom e ruim, o que constrói e destrói.
Papa Francisco

BIOMAS BRASILEIROS

Resultado de imagem para cerrado brasileiro

3. CERRADO


Ocupa  o centro do  Brasil. É o Bioma mais antigo. Concentra  vida no seu subsolo, sendo considerado uma floresta de cabeça para baixo. Isto fez com que o cerrado, durante muito tempo servisse como uma espécie de campo aberto para criação de gado. É composto por todo Distrito Federal e partes de mais três  estados, inclusive, uma parte do estado da Bahia.


Fonte: Livro da Campanha da Fraternidade 2017

Colaboração: Eunice Costa

CRESCE NÚMERO DE LEITORES NO BRASIL

Resultado de imagem para IBOPE


Por Letícia Feitosa e Rhuan de Castro
O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística) realizou a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil a pedido do Instituto Pró Livro. Divulgada em 2016, o estudo registrou um aumento de 6 pontos percentuais no número de leitores no país. O levantamento aponta que existem cerca de 104,7 milhões de leitores no país. O perfil dos entrevistados consistia naqueles que liam, inteiro ou partes, de pelo menos um livro no período de três meses. Foram considerados todos os gêneros: livros didáticos, gibis, romance, poesia e livros religiosos. Dentre eles, a Bíblia é o mais lido no período de intervalo entre a leitura de livros acadêmicos.
O percentual dos homens considerados leitores foi o que mais subiu. No período de 2011 a 2015, ocorreu um aumento de 8%. Bruno Cavalcante, 21, estudante de Audiovisual, despertou o interesse pela leitura aos 10 anos por intermédio da série de livros Harry Potter. Atualmente, o estudante lê em torno de 20 a 25 livros por ano. “Eu leio com frequência. Normalmente, eu estou com um livro na minha mesa de cabeceira”, relata.

“Eu leio com frequência. Normalmente, eu estou com um livro na minha mesa de cabeceira” (Bruno Cavalcante)

A análise ainda acrescenta que o aumento da escolarização pode auxiliar na hora de explicar esse aumento no número de leitores. O número de analfabetos ou pessoas que não frequentaram nenhuma instituição de ensino caiu 1%, entre 2011 e 2015. No que diz respeito aos que possuem o ensino médio, ocorreu um aumento de 5% de 2011 para 2015 e, no mesmo período de tempo, os entrevistados que declararam ter o ensino superior aumentaram em 3%.
O hábito da leitura é essencial para a sociedade. Por intermédio desta práticadescobrimos e aprendemos sobre novas culturas, costumes e histórias, sendo possível compreender a realidade com novas perspectivas. Dados apresentados pelo Instituto Pró-Livro relatam que obras com temas relacionados à “exigência escolar” e “motivos religiosos” não atraem tanto a leitura. Por outro lado, “atualização cultural ou conhecimento geral” são temas que despertam mais o interesse.

Leitura digital
Com a chegada da internet, as opções de ferramentas que auxiliam os leitores se expandiram. Os e-readers são aparelhos que funcionam como leitores de livros digitais, os quais têm eliminado algumas barreiras das versões físicas. Por exemplo, a estudante de Letras, Andressa Gomes, 21, relata a sua experiência com a leitura digital, “No começo, eu achava estranho, pois preferia a versão física dos livros. Mas com o tempo, eu me acostumei. Facilita muito a minha vida, pois não pesa como o livro físico e pode ser acessado a qualquer hora e lugar”, explica.
“No começo, eu achava estranho, pois preferia a versão física dos livros. Mas com o tempo, eu me acostumei. Facilita muito a minha vida, pois não pesa como o livro físico e pode ser acessado a qualquer hora e lugar” (Andressa Gomes) 
Box: Rhuan de Castro
-- site:http://portaldonic.com.br/jornalismo/cresce-numero-de-leitores-no-brasil/

Colaboração: Carmen Costa


ENTRETENIMENTO

Resultado de imagem para bebum no bar

Música no Bar


O bêbado no bar tomando sua cachaça pede ao dono do bar:

- Ô moço, coloque aí um disco nessa máquina de música pra animar o bar.
O dono do bar explica:
- Não  posso, é que meu pai morreu ontem.
E o bêbado questiona:
- E ele levou o disco junto?

PESQUISA

Resultado de imagem para IBGE

Metade dos pais com crianças pequenas estão desempregados, diz IBGE

Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 52,1% da principal pessoa responsável por criança menores de quatro anos de idade estava ocupada quando foi questionada, em 2015, revelam dados do suplemento "Aspectos dos cuidados das crianças de menos de 4 anos de idade", derivado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

O alto percentual de não ocupados responsáveis por crianças está relacionado ao desemprego.

A mulher era também a primeira pessoa responsável pela criança de menos de quatro anos de idade em 83,8% dos 10,3 milhões de menores nessa faixa etária, de acordo com o IBGE. Os dados da Pnad mostram que o homem era a primeira pessoa responsável em apenas 16,2% dos casos. A pesquisa reforça a informação de que a mulher fica fora do mercado de trabalho para cuidar da criança.

O primeiro responsável é uma indicação do próprio entrevistado, que tem critérios variados para definir essa pessoa, que vai desde o financeiro até quem passa mais tempo com a criança, explicou Adriana Beringuy, analista do IBGE.

De acordo com o IBGE, 48,4% dos responsáveis por criança de menos de 4 anos de idade tinham entre 18 e 29 anos e 37,2%, de 30 a 39 anos. Além desses dois grupos etários, a faixa entre 15 e 17 anos representava 2,4% e acima dos 40 anos somava 11,9%.

O levantamento também revelou que 74% dos primeiros responsáveis pela criança pequena tinham oito anos ou mais de estudo. Outros 18,4% tinham entre 4 e 7 anos de estudo e 7,5% não tinham nenhum grau de instrução ou menos de quatro anos de formação
.....
Fonte:bol.com.br

INSPIRAÇÃO

O PARDAL
 
Expele o caule u’a densa exsudação,
Qual cera aglutinada, pegajosa,
Do velho cajueiro que, ao chão,
Derrama a sua sombra bem frondosa!

Seus frutos, os cajus, pego com a mão;
São doces, de uma cor vermelho-rosa,
Macios, de essência perfumosa;
Tem forma de um lindo coração!

Ainda muito cedo, no quintal,
Ao ver o Sol surgir, tão natural,
Subindo pelos Céus, nos seus azuis,

Eu colho estes meus frutos e um pardal,
Gorjeia, ali, sozinho no beiral,
Parece até cantar para Jesus!...

Aarão Filho

quinta-feira, 30 de março de 2017

MENSAGEM

 Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la.
Augusto Cury

BIOMAS BRASILEIROS


Resultado de imagem para AMAZONIA

2 . AMAZÔNIA

A Amazônia é um fabulosos verde e vasto mundo de águas e florestas, É o maior Bioma do Brasil, com mais de duas mil espécies de árvores, trinta mil de plantas e quatro mil de animais  até agora conhecidos. Possui a maior bacia hidrográfica do mundo, onde é distribuída as águas da chuva.

Fonte: Livro da Campanha da Fraternidade 2017

Colaboração: Eunice Costa

TREMOR

Foto: Cláudia Cardozo / Buenas Imagens
Um tremor de terra de origem desconhecida atingiu a capital baiana na manhã deste domingo (26). O fenômeno pôde ser ouvido na Paralela, Politeama, Graça, Pituba, Santo Antônio Além do Carmo, Castelo Branco, Bonfim e outros bairros. "Eu ouvi, mas achei que foi alguém que bateu porta, algo assim. Moro no primeiro andar, qualquer coisa no 'ap' do lado ou embaixo faz um tremor", comenta a assessora de imprensa Preta Oster, que mora na Vasco da Gama. Moradores de Brotas, Saúde, Barra e Federação afirmam ainda ter sentido a trepidação, com portas e janelas balançando. O susto também acometeu os moradores de Lauro de Freitas e da Ilha de Itaparica. Até o momento, a Capitania dos Portos desconhece o caso, mas ficou de investigar a situação. O Bahia Notícias tentou contato também com a Defesa Civil para apurar as causas do fenômeno, mas não houve retorno. No Observatório Sismológico da Universidade Brasília, que coordena todo o Brasil, não há nenhuma ocorrência registrada.

-- 
 
lColaboração: Carmen Costa

ENTRETENIMENTO

Resultado de imagem para rindo de nervoso
Brigas

Depois de uma briga, o marido diz para a mulher:
- Sabe, fui estúpido por ter me casado com você...
Ela respondeu:
- Sim, querido, mas eu estava apaixonada e nem percebi!

IMPOSTO DE RENDA


Resultado de imagem para imposto de renda

 Receita espera receber 28,3 milhões de declarações este ano


Em apenas 26 dias a Receita Federal já recebeu mais de 6 milhões de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017. Até às 17h da terça-feira (27), 5.978.202 contribuintes usaram a plataforma da Receita Federal (RF) para declarar os ganhos obtidos em 2016. A estimativa da (RF) é que até o dia 28 de abril, sejam entregues 28,3 milhões de documentos.


A Receita Federal passou a receber os documentos referentes a declaração do Imposto de Renda 2017 no dia 02 de março. O contribuinte tem até o dia 28 de abril, as 23h59 para informar. A declaração é obrigatória aos brasileiros que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2016.

Mudanças

A Receita Federal tem alertado aos contribuintes sobre algumas mudanças implementadas para a declaração deste ano. Entre elas está a redução da idade mínima, de 14 para 12 anos, para inclusão de dependentes. Vale ressaltar que será aceito apenas os dependentes com CPF, caso o contribuinte não informe o número, corre o risco de cair na malha fina. Outra novidade para a declaração deste ano foi a incorporação do programa que transmite a declaração – o Receitanet – ao programa gerador do documento. Medida essa que visa facilitar a transmissão da declaração.

INSPIRAÇÃO

COLHENDO PÉTALAS


No sonho meu soneto é alado!
Um fundo musical de bandolim!
O voo rasante é sempre inusitado
Colhendo algumas pétalas no jardim!

Com pétalas meu soneto faz magia
Loucuras de tremer o coração!
Os versos podem ser alegorias
Porém, são a certeza de um condão!

Nas asas do soneto me transponho
E arrisco, sem temer, saltar do sonho,
No ponto onde está minha paixão!

Sentir-me-ei caindo com leveza
Enquanto vou rimando essa proeza
Com um beijo dentro da abstração!

Silva Filho

quarta-feira, 29 de março de 2017

MENSAGEM

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.
Augusto Cury

FEMINISTAS PROTESTAM

Resultado de imagem para PROTESTO FEMININO CONTRA BRUNO

Feministas protestam contra a volta de Bruno aos holofotes do esporte


O advogado Lúcio Adolfo, que trabalha na defesa do ex-goleiro do Flamengo, garantiu que o jogador Bruno vai assinar contrato de trabalho com um clube de futebol e que isso não deve passar dessa sexta-feira. A declaração foi feita à imprensa na quinta-feira (9). Segundo a defesa, Bruno teria recebido propostas de nove equipes de futebol, sendo de Minas Gerais, Brasília, São Paulo e Rio. O nome do clube não foi revelo pelo advogado.
No entanto, o movimento de defesa do direito das mulheres protestaram contra a volta do goleiro aos gramados. “O Bruno cometeu um ato extremamente grave contra a vida de uma mulher. E tão logo saiu da prisão vai voltar a ser ídolo de um esporte que já é machista. Isso passa o recado que basta ter dinheiro e fama para poder fazer o que quiser, inclusive matar uma mulher”, critica a integrante da Rede de Desenvolvimento Humano, Liliane Brum. Ela participou de um protesto onde dezenas de mulheres queimaram a capa da revista Placar, com a foto do goleiro Bruno, publicada em 2014. Essa manifestação aconteceu dentro no ato pelo Dia Internacional das Mulheres, que reuniu mais de 20 mil pessoas no dia 8 de março no centro do Rio de Janeiro.
Para o movimento feminista, o mais grave é que um clube de futebol possa colocar o goleiro novamente nos holofotes do esporte, sem reconhecer que cometeu um ato de violência. “É claro que as pessoas têm direito a reconstruir a vida, mas Bruno não demonstra nenhum arrependimento. O que ele cometeu foi crime de feminicídio, um ato de misoginia (de ódio às mulheres) e deve desculpas à sociedade e às mulheres. Bruno precisa dizer aos homens do mundo do futebol que isso não se faz”, afirma Eleutéria Amora, coordenadora da Casa da Mulher Trabalhadora (Camtra).
Liliane Brum destaca ainda que a rápida retomada de Bruno ao esporte, lugar onde o respeito e admiração pelos ídolos é quase que natural, justamente no mês de março, é considerado uma afronta às mulheres. “Justamente no mês em comemoramos o Dia Internacional da Mulher, quando denunciamos as violências que sofremos no cotidiano, e também nesse momento de ataque do conservadorismo aos nossos direitos, ocorre a volta de Bruno ao esporte. Isso é uma afronta. Estamos falando de um país onde 13 mulheres morrem por dia, vítimas do feminicídio”, destaca a integrante da Rede de Desenvolvimento Humano.
Bruno foi condenado pela morte de Eliza Samudio e deixou prisão no último dia 24 de fevereiro, após conseguir uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele recorreu da decisão judicial que o condenou em primeira instância e lhe foi concedido o direito de esperar em liberdade pela decisão em segunda instância. Ele esteve preso por seis anos e já tem três anos que o processo está tramitando na segunda instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

-- 
                     Colaboração    : Carmen Costa

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas