Guia ensina como fazer o saque do FGTS inativo
Se você está no grupo de 23,6 milhões de trabalhadores que poderão sacar as contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e tem dúvidas sobre a medida provisória (MP 763) que dá direito à retirada do dinheiro poderá acessar a cartilha online lançada ontem pelo Instituto Fundo Devido ao Trabalhador (IFDT). O guia elaborado pela ONG tem 37 páginas e explica de maneira didática como funciona o FGTS, quais os tipos de contas, as situações que permitem os saques, o acesso ao extrato e como saber se a conta está inativa. A publicação também orienta, com base no extrato, como correr atrás dos depósitos atrasados. A expectativa é que o calendário como o cronograma do saque do FGTS seja liberado na próxima semana pela Caixa Econômica Federal (CEF), órgão gestor do fundo. Os pagamentos deverão iniciar a partir de março.
A estimativa do IFDT é que cada trabalhador tenha em média quatro contas inativas não sacadas, o que totaliza 23,6 milhões com direito ao saque, cujo montante totaliza R$ 20,5 bilhões no país. Em Pernambuco, a ONG estima que 823.299 pessoas poderão sacar o dinheiro retido, cujo volume total deverá atingir R$ 713,4 milhões. Mario Avelino, presidente da ONG, disse que a cartilha tem o objetivo de orientar o trabalhador identificar as suas contas do FGTS, obter o extrato analítico, além de tirar as dúvidas sobre as situações de saque do fundo. A cartilha pode ser baixada gratuitamente no site www.fundodevido.org.br/.
Avelino orienta o trabalhador a se antecipar à divulgação do cronograma da Caixa para ganhar tempo. Ao solicitar o extrato analítico do FGTS é possível fazer o levantamento das contas ativas e inativas, além de identificar os valores disponíveis para saque e, se for o caso, correr atrás das empresas que deixaram de fazer os depósitos. O trabalhador poderá pedir o extrato pelo telefone 0800-726-0207, pelo endereço eletrônico www.fgts.gov.br ou pelo aplicativo do FGTS para smartphone.
A assessoria da Caixa informou ontem que o banco deverá divulgar na próxima semana o calendário com o cronograma de saque das contas inativas do FGTS e os canais de atendimento ao trabalhador. A expectativa é que o pagamento inicie em março. Existe a possibilidade de os correntistas da Caixa que possuem contas inativas terem o dinheiro depositado em conta. A informação não foi confirmada pela assessoria.
FONTE:DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
Colaboração: Eunice Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário