quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

PREVISÃO DO TEMPO

Resultado de imagem para PREVISAO DO TEMPO EM 2017

Como vai ficar o tempo na primeira semana de 2017?

O ano se despede com cara de verão. O início da estação em 21 de dezembro, foi marcado por temperaturas elevadas e pancadas de chuva no período da tarde em grande parte do país e o ano de 2017 deve começar com o tempo um pouco mais ameno comparado com o fim de semana.



De acordo com a Somar Meteorologia, o bloqueio atmosférico que manteve as chuvas estacionadas no Rio Grande do Sul e o tempo firme no Sudeste nos últimos dias, deve enfraquecer logo no primeiro dia do ano e o avanço de uma frente fria pelo oceano organiza a umidade tropical vinda da região Norte e provoca pancadas de chuva em Santa Catarina e Paraná pelo menos até a metade da semana.

Já no Sudeste a frente fria ainda não deve influenciar tanto, mas pancadas de chuva com volume mais significativo comparado à última semana, devem atingir a capital paulista, pontos isolados dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Quando estas chuvas ocorrem, amenizam o calor, mas as temperaturas ainda podem passar dos 30ºC na capital carioca, por exemplo”, afirma Patricia.

O corredor de umidade organizado pela frente fria passa ainda sobre o Centro-Oeste e provoca chuva com volumes mais expressivos principalmente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mas a chuva mais intensa é esperada na região Norte, onde o calor e a alta umidade do ar provocam temporais no oeste da região.

Enquanto isso, uma ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), sistema que influencia a chuva entre o Norte e o Nordeste a partir da metade do verão, traz chuvas mais cedo para as cidades próximas ao litoral como Belém, no Pará, Macapá, no Amapá e São Luís, no Maranhão.

Outro sistema que fortalece a chuva no norte maranhense além do litoral do Ceará é um VCAN, (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), ventos em altos níveis que atuam sobre o interior nordestino e bloqueiam a passagem das precipitações rumo ao seu centro, mas formam nuvens de chuva em suas bordas. “Por esse motivo, o tempo segue proveitoso no litoral leste, desde Maceió até o sul da Bahia”, comenta a técnica em meteorologia Patricia Vieira.

Chuva pode voltar a causar estragos em Manaus
Fonte: jornaldotempo.com.br

Colaboração: Eunice Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas