sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

HIPERTENSÃO ARTERIAL


Resultado de imagem para hipertensão arterial


Hipertensão: Tudo que você precisa saber – Causas, cuidados e tratamentos


A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é uma doença crônica que afeta cerca de um terço da população mundial. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, existem  cerca de 13 milhões de pessoas com a doença, que atinge principalmente adultos com mais de 60 anos. Um dos fatores que têm contribuído para o aumento dos casos de hipertensão é o estilo de vida moderno, que envolve maus hábitos alimentares, sedentarismo obesidade e estresse. Muita gente nem sabe que tem a doença, até que ela provoque lesões nos órgãos vitais como o coração, os rins e o cérebro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a pressão alta é uma das principais causas de infarto do miocárdio, insuficiência renal e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Descubra aqui como se desenvolve e o que fazer para prevenir e tratar a hipertensão arterial.

PRINCIPAIS CAUSAS

Cerca de 90% das vezes, a hipertensão não tem causas definidas chegando a se considerar o fator genético como forte componente.
Ou seja, se alguém da sua família (mãe, pai, avô ou outro parente próximo) tem problema de pressão alta, há boas chances de você também ter. Apenas cinco ou dez por cento dos casos é decorrente de outras doenças como insuficiência renal, hipotireoidismo, apneia do sono e Diabetes Melitus.  Por isso,é muito mais seguro considerar não as causas, mas os fatores de risco da pressão alta.

FATORES DE RISCO PARA A HIPERTENSÃO ARTERIAL

Além da hereditariedade, vários fatores aumentam as chances de uma pessoa a ter pressão alta:
  • Idade (pessoas de ambos os sexos acima de 60 anos)
  • Afro-descendência (Pessoas negras estatisticamente apresentam mais hipertensão)
  • Maus hábitos alimentares – excesso de sal e gordura na comida
  • Estresse
  • Excesso de bebidas alcoólicas
  • Tabagismo
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Estresse

VALOR NORMAL DA PRESSÃO ARTERIAL

A pressão arterial com valores normais situa-se abaixo de 120/80 mmHg. Se uma medição registrar uma pressão de 140/90 mmHg  ou mais, estamos diante de um quadro de hipertensão. Diabéticos podem considerar dentro dos padrões uma pressão igual ou menor que 130/85 mmHg e pacientes renais crônicos, um resultado igual ou menor que  120/75 mmHg.

Só podemos afirmar que uma pessoa é hipertensa quando sua pressão arterial apresenta várias vezes o resultado 140×90. Isso porque uma alteração pode acontecer em situações de estresse ou exercício intenso, mas quando a pressão é alta mesmo se a pessoa estiver relaxada, é sinal de um quadro crônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas