quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

Fiscais encontraram pinturas rupestres às margens do rio São Francisco, em Alagoas
Pinturas pré-históricas são encontradas às margens do rio São Francisco

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió


Pinturas rupestres de povos que viveram às margens do rio São Francisco na pré-história foram descobertas nessa terça-feira (29) em uma região rural do município de Olho D'Água do Casado, no sertão alagoano. As imagens estavam em rochas em três pontos diferentes e foram achadas durante uma força-tarefa de vários órgãos que investiga e previne irregularidades na região ribeirinha.
As imagens estão localizadas dentro do território do assentamento Nova Esperança. A maioria das pinturas é de formas geométricas. Ao lado dos desenhos, há alguns pequenos buracos no chão, que devem ser espécies de pilões cavados com intuito de amassar sementes para produção de tinta.
Segundo a arqueóloga Rute Barbosa, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), não é possível definir há quanto tempo as pinturas foram feitas. "Sabemos que se trata de sítios arqueológicos relacionados a povos que habitaram o baixo São Francisco na pré-história, mas não temos o período exato", disse.
Ao todo, o Instituto já possui mais de 300 sítios arqueológicos na região do Baixo São Francisco. Entre os sertanejos, as imagens são conhecidas como "letreiro de caboclo brabo". As imagens dão indícios de que vários povos passaram pelo local, mas apenas pesquisas mais detalhadas podem confirmar a hipótese.
..........
Leia mais em: http://zip.net/bntxSY

Colaboração: Eunice Costa

Um comentário:

  1. Alguns colaboradores deixaram o blog , criando uma caluna. Novos colaboradores engradecem como Carmem Angelica e Kelly Cintra, chegaram para somar.

    ResponderExcluir

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas