Situação das rodovias piora e 58,2% apresentam algum problema, revela CNT
Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelou que as condições das rodovias brasileiras estão piores.
De acordo com o órgão, 58,2% das estradas nacionais têm algum tipo de deficiência na pavimentação, sinalização ou geometria, uma piora de 26% quando comparado aos dados do ano anterior. As 41,8% restantes foram classificadas como ótimas ou boas.
A pesquisa avaliou 103 mil quilômetros de estradas que abrangem toda malha de rodovias federais e as principais estaduais movimentadas, incluindo trechos concedidos à iniciativa privada. Em relação ao pavimento, 48,3% dos trechos foram classificados como regulares, ruins ou péssimos. Já para a sinalização, esse percentual foi de 51,7%.
Os trechos de rodovias concedidas à iniciativa privada têm melhor avaliação, com 78,7% da malha classificada como ótima ou boa. Nas rodovias públicas, 32,9% foram avaliadas como ótimas ou boas. Como em 2015, as dez melhores rodovias apontadas pela pesquisa têm gestão privada. Além disso, a pavimentação atinge apenas 12,3% da extensão rodoviária nacional.
A CNT estima um aumento médio de 24,9% no custo operacional do transporte no país em função das más condições das rodovias. A região Nordeste é a que tem as piores condições de pavimento.
“A manutenção deveria ser feita de forma mais efetiva e frequente, pois [a falta de manutenção] é um processo evolutivo de perda de qualidade e que vai gerando incrementos de elevação de custo e de queda de segurança”, afirma o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.
Investimentos
“Lembrando que o Brasil está investindo hoje uma média de R$ 6 bilhões a R$ 7 bilhões (em rodovias), estamos a anos-luz da situação ideal e equacionar esse problema é uma atribuição que o governo terá que fazer. Imaginamos que isso deve passar necessariamente por uma maior atratividade e facilitação da participação da iniciativa privada”, conclui Batista.
A CNT calcula que, para melhor qualificar a malha rodoviária brasileira, seriam necessários investimentos de R$ 292,54 bilhões. Desse total, R$ 137,13 bilhões seriam destinados a duplicações; R$ 98,33 bilhões a construção de novos trechos e pavimentação; e R$ 57,08 bilhões para restauração e reconstrução de pavimentos.
* Com informações da Agência Brasil
Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/igvigilante/2016-10-26/rodovias-problemas.html
Colaboração: Eunice Costa
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