segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

SAÚDE É TUDO


Resultado de imagem para Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC)
 
 Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde classificou oficialmente carnes processadas como “cancerígenas”, ao lado de substâncias notórias como tabaco, arsênio e pesticidas. A decisão foi tomada pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), baseada em uma revisão de 800 estudos de todo o mundo que encontraram “provas suficientes em humanos que o consumo de carne processada provoca câncer colorretal”.
Primeiro, quando falamos de carnes processadas, estamos falando de qualquer coisa que tenha sido salgada, curada, fermentado ou defumada – o que inclui salsichas, salames, bacon, presunto, carne enlatada, carne seca e molhos à base de carne. A carne vermelha, por outro lado, é classificada como qualquer carne comestível de mamíferos, como carne de vaca, vitela, porco e de caça, como veado ou cervo.
De acordo com a avaliação da IARC, para cada 50 gramas de carne consumidas diariamente – ou seja, duas fatias de bacon por dia – o risco médio de desenvolver câncer de cólon é 18% maior. 
Apesar de ainda não sabermos a verdadeira razão por que as carnes processadas e a carne vermelha, possivelmente, estão ligadas ao câncer de intestino, nós certamente não devemos ignorar o relatório dos cientistas enquanto eles não descobrem este motivo. Contudo, isso não significa que devemos entrar em pânico. A chave é a quantidade de carne processada que você está comendo.
Ainda que aqui no Brasil não tenhamos o hábito de, por exemplo, consumir bacon ou salsicha no café da manhã, o presunto está constantemente presente no nosso dia a dia. Por isso, se você não está confortável com o fato de que está definitivamente aumentando suas chances de contrair câncer, é preciso diminuir esse consumo.
Um sanduíche de salsicha ou bacon aqui e ali não vão te matar, mas você não deve comê-los com mais frequência que isso – o que nós já sabíamos, convenhamos. Um bom truque é trocar a carne processada e vermelha por opções como frango, peru e peixe.
Levando tudo isso em consideração, o conselho dos especialistas é o mesmo de sempre: tenha uma alimentação saudável! “Nossos conselhos sobre dieta permanecem os mesmos: comer muita fibra, frutas e legumesreduzir a carne vermelha e processada e o sal; e limitar a ingestão de álcool. Pode parecer chato, mas é verdade: uma vida saudável só depende de moderação”, garante Casey Dunlop, do Cancer Research UK. “Exceto por fumar: isso é sempre ruim para você”. 
 
Fonte: Science Alert; Câncer Reasearch UK

Colaboração: Luiza Drubi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas