Pais certamente já passaram (ou vão passar) por momentos em que gostariam que seus filhos simplesmente fizessem o que eles mandam, sem birra, sem questionamentos, sem cara feia. Em artigo publicado no site Lifehack, a professora de pré-escola (e mãe) Shelly Phillips mostra que é possível conseguir um pouco de cooperação por parte de crianças.
Phillips lembra que ninguém gosta de ser obrigado a fazer algo (mesmo que seja a única opção), e isso pode ser especialmente verdadeiro para crianças e adolescentes, que procuram aprender justamente a agir por conta própria. Dito isso, ela apresenta 6 conselhos para o leitor:
1. Peça, não exija
2. Crie jogos e brincadeiras: Precisa que seu filho saia do parque e entre no carro? Por que não simular que vocês são bombeiros que precisam entrar no caminhão para combater um incêndio? Ou apostar uma corrida até o carro?
3. Não seja repetitivo
4. Faça-se de esquecido: Se você pediu/exigiu algo e seu filho não fez, ao invés de apenas repetir, finja que esqueceu e peça para ele lembrar. “Espere, eu me esqueci, não te pedi algo? O que era? Acho que estávamos prontos para ir a algum lugar, mas você pode me lembrar aonde?”.
5. Deixe-os no comando: Calma, leitor, a dica não é “deixe que eles façam o que quiserem”, e sim “dê a eles uma dose de responsabilidade”. Coisas do tipo “vamos receber visitas e preciso que você e seus irmãos estejam arrumados. Consegue cuidar disso?”.
6. Coopere com eles: A regra do jogo é clara: pais orientam filhos, e é importante que os filhos cooperem com eles. Mas sobretudo façam com que eles sintam que poderão contar com vocês.
Fonte: HypeScience
Nenhum comentário:
Postar um comentário