sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

POBRE RIO DE JANEIRO

                                       Resultado de imagem para FAVELAS DO RIO DE JANEIRO


“As perguntas praticamente inescapáveis da longa reportagem na Revista de Domingo do New York Times neste 22 de fevereiro sobre Papo Reto, um grupo de “cidadãos-jornalistas” em favelas cariocas, são: como um país como o Brasil conseguiu sediar a Copa do Mundo de 2014 e como a cidade do Rio de Janeiro vai sediar a Olimpíada de 2016?
Os jornais do Primeiro Mundo são fascinados por países como o Brasil – e sobretudo cidades como Rio de Janeiro e São Paulo – em que a extrema pobreza convive com os luxos e a ostentação das classes privilegiadas.
Tal constatação sugere que há um grande acerto na política de inclusão econômica e social defendida pelo Partido dos Trabalhadores. Infelizmente, como vemos no dia-a-dia do Brasil, entre a ideia e a realidade cai a sombra. Uma sombra que se chama corrupção.
A corrupção é secular no Brasil, vem das capitanias hereditárias, com seu regime de favorecimento aos apaniguados da coroa portuguesa. Instalou-se de há muito a prática de que as coisas só andam movidas a propinas.
Atire a primeira pedra quem nunca subornou o guarda da esquina.
O clima de desconfiança entre favelados e policiais, como documentado pelos “cidadãos-jornalistas” do Papo Reto, é inquestionável.
Quando alguém como Dona Dalva morre cravada de balas numa rua do Complexo do Alemão, a culpa é só da polícia ou é também dos traficantes de drogas que com ela estavam envolvidos em um tiroteio? O líder  do Papo Reto, identificado como “Raull” (assim mesmo, com um “l” a mais)  parece optar pela primeira hipótese, dizendo “com os traficantes, você conhece as regras, com a polícia, não”.
Pobre Rio de Janeiro, pobre não apenas no baixo poder aquisitivo de seus favelados, mas na avassaladora dependência das drogas.
Nossos governos ou são inoperantes (e no Rio de Janeiro as quadrilhas de traficantes se tornaram imensamente poderosas a partir do governo de Leonel Brizola e só fizeram crescer depois dele) ou coniventes.
Mas fizemos a Copa do Mundo. E a Olimpíada vem aí.”

Fonte: Blog do Werneck

Colaboração: Luiza Drubi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas