Câncer hoje é mais curável
Há alguns anos, o câncer era uma doença muito mais temida. Hoje, no entanto, o conceito é outro – com o avanço dos tratamentos e da tecnologia, a doença tornou-se muito mais curável. Como explicou o oncologista Fernando Maluf no Bem Estar desta quarta-feira, nos últimos 5 anos, aumentaram em 20% os casos, principalmente nos países em desenvolvimento, por causa dos hábitos e do envelhecimento da população. No entanto, como alertou o hematologista Nelson Hamerschlak, pessoas mais jovens podem também desenvolver a doença.
Um dos principais fatores para a cura do câncer é o diagnóstico precoce - no caso do câncer de mama, por exemplo, quanto antes o tumor for detectado, maior a chance de cura e recuperação.
Depois do diagnóstico, o paciente pode precisar fazer quimioterapia, um tratamento que também mudou com o tempo - atualmente os remédios são mais evoluídos do que antes e o tratamento é personalizado para cada paciente.
A radioterapia também avançou e os novos aparelhos hoje são 300% mais precisos do que antes, ou seja, atingem exatamente a região do tumor, sem agredir uma área maior do corpo, aumentando muito as chances de sobrevivência.
Fonte: Internet
E ainda temos a possibilidade de prevenir : através de exames e da alimentação cuidadosa. Até da genética podemos escapar.
ResponderExcluir