terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MEMÓRIA




Saber que a sua memória não é perfeita significa que você vai prestar mais atenção a essas imperfeições no futuro – o que pode ajudar a se lembrar melhor ou mais corretamente dos acontecimentos.
Além disso, melhorar a sua memória é possível, mas não se trata apenas de exercícios mentais. Pelo contrário: os cientistas concluíram que a atividade física afeta o cérebro de uma série de maneiras positivas, incluindo a memória.
O papel da atividade física na memória é complicado, no entanto. Para melhorar a memória, é provavelmente aconselhável fazer exercícios aeróbicos e treinamento de resistência. Parece que cada tipo de exercício “visa seletivamente diferentes aspectos da cognição”, provocando a liberação de diferentes proteínas no corpo e no cérebro.
Essencialmente, o exercício melhora as funções cognitivas, e quando isso acontece, aumenta a nossa memória de armazenamento e de recuperação, o que certamente aumenta as chances de você se lembrar de algo.
Por fim, o sono também desempenha um papel importante na memória. Este é um tema bastante pesquisado, e apesar de ainda termos muito a aprender, pesquisadores afirmam que o sono afeta significativamente a formação da memória.
Mais um de estudo já mostrou que as pessoas que têm a chance de dormir se saem melhor em um teste de memória do que as pessoas que ficam acordadas.
Essencialmente, quanto melhor for seu sono, melhor será sua memória.
Alguns dos efeitos mais nocivos de uma noite mal dormida envolvem processos mentais como aprendizagem, memória, julgamento e resolução de problemas. Enquanto dormimos, aprendizagem e memória são codificadas no cérebro, e sono adequado é necessário para o cérebro trabalhar de forma otimizada. Pessoas bem descansadas são mais capazes de aprender uma tarefa e mais propensas a se lembrar do que aprenderam.
Cientistas até sugerem que o declínio cognitivo que tantas vezes acompanha o envelhecimento pode, em parte, ser resultado da falta de sono crônica.


Fonte: Internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas