sexta-feira, 26 de abril de 2013

NOTÍCIAS EM GOTAS


Ele não sabe o que faz

Não consigo enxergar jovens de 16/17 anos como "adolescentes" ou "menores". Eles votam, fazem sexo, chegam em casa de madrugada ou de manhã. Por que considerá-los incapazes de discernir o certo do errado ?
Ao tornar jovens de 16 anos responsáveis por seus atos diante da justiça, o objetivo não é encarcerar todos os delinguentes dessa idade, mas, quem sabe, reduzir os crimes hediondos juvenis. A mudança na lei reforçaria o status que eles próprios já reivindicam em casa diante dos pais: Eu não sou mais criança. E não é mesmo.
Boa educação e menos desigualdade social podem reduzir a criminalidade juvenil ? Essa é uma verdade parcial.
Há muitos países pobres onde jovens assaltam mas não matam por um celular ou bicicleta. Eles tem medo da punição.
Enfim, melhorar a educação e reduzir a pobreza é obrigação. Isso não exclui outra obrigação nossa: Uma sociedade que valoriza a vida e a honestidade, acabando com a sensação de que o crime compensa.
Para menores e maiores de 18 anos.

Trechos do artigo de Ruth de Aquino (Revista Época)


Inflação assusta ?
O Brasil sempre fez piada com a alta dos preços. A inflação, como as piadas sobre ela, faz parte da nossa história e da nossa cultura.
Ela foi uma epidemia na América Latina e, nos anos 1990, foi controlada em toda a região. Hoje já não assusta.
No Brasil também foi assim desde que o Plano Real adotou procedimentos transparentes para combater a alta de preços e manter a estabilidade.
A inflação só voltou a ser uma preocupação recentemente porque esta transparência entrou em xeque. Desde que o governo se tornou menos rigoroso com duas questõe que interferem diretamente no combate à inflação - o câmbio e as contas públicas.
Assim, a inflação atual tem dois tipos de explicação: O primeiro tem a ver com fatores do momento- o vaivém das chuvas sobre a lavoura e a adequação dos preços ao nível de emprego e de consumo no pais. O outro tipo de explicação são os erros do governo.
A administração atual no Planalto, reproduziu, em maior ou menor grau, mitos e lendas cristalizados ao longo dos anos no Brasil.
Analistas e cientistas econômicos discutem as causas e procedimentos para combatê-la. E o brasileiro começa a ficar asustado .
Mas para quem já foi o "pais do chuchu" ou o"pais da merreca", receber agora a coroa de "pais do tomate" é apenas mais uma piada.
Fonte: Revista Época
           
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O que é XISTO ?

Xisto é um nome genérico para vários tipos de rochas que se formam em lâminas.
Tem interesse econômico principalmente por causa do gaz natural, preso em pequenas bolhas. Como outros combustíveis fósseis, o gaz existente hoje começou a se formar 300 milhões de anos atrás, a partir da decomposição de plantas e animais.
De fonte de energia inexpressiva na década passada, ela hoje responde por 8% da eletricidade gerada nos Estados Unidos. E, poderá suprir 8% da necessidade global a partir de 2035.
Essa é uma das poucas áreas onde o Brasil pode se dar ao luxo deavaçar devagar. Suas fontes renováveis respondem por 45% da energia brasileira, em comparação com 13% no mundo.
"Temos que preparar o pais para esse momento"diz a pesquisadora Rosemarie Bone.

Fonte: Revista Época
Colaboração: Luiza Drubi



Um comentário:


  1. INFLAÇÃO TÁ METENDO MEDO SIM. È MELHOR SE PREPARAR. nÃO É SÓ TOMATE NÃO, É TUDO.

    ResponderExcluir

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas