segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O ROTAY NO BRASIL



Os últimos dias do ano de 1922 se apresentavam e com eles a correria de um negociante em Montévideu (Uruguai) de artigos para escritórios comerciais que alimentava a idéia de fundar no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, o primeiro Rotary Club. Mas como atingir homens ocupados, de posição comercial e social comrovadas na sociedade, envolvendo-os ao ponto de participarem de formação de um clube cujo fim principal era:HONESTIDADE - MORALIDADE - CARIDADE? Como?
O inglês, Herbet Percival Coates, batalhou e venceu, comemorando em 28 de fevereiro de 1923 com 16 companheiros a admissão em ROTARY INTERNATIONAL do primeiro Rotary Clube de língua portuguesa, o ROTARY CLUBE DO RIO DE JANEIRO.
Nos anos seguintes outros clubes foram criados. Pela ordem, os cincos primeiros: RC São Paulo, RC Santos, RC Belo Horizonte, RC Juiz de Fora, RC Niteroi, este último já ano de 1928, e outras admissões se seguiram para em 1929, no mês de janeiro, já serem 11 clubes contemplados.
Hoje, 88 anos depois somos no Brasil 2.354 clubes com 54.772 associados distribuidos em 38 distritos. Vale ressaltar que deste total, são mais de 19% de mulheres, índice superior ao mundial onde mulheres representam 16%.
Lembramos que no mundo rotário, o Brasil ocupa o terceiro lugar em número de clubes e o quinto em número de associados.
Neste período, a Convenção Internacional que anualmente reúne rotarianos de todo mundo já teve como sede, por duas vezes o Brasil. A primeira em 1948 na cidade do Rio de Janeiro contando com 7.511 participantes e a segunda em 1981 em São Paulo com 15.222 presenças. Não é demais lembrar que em 2015 será sediada em são Paulo a Convenção Internacional daquela ano.
Com alegria e muito orgulho queremos registrar três ilustres brasileiros que com trabalho, dedicação, conhecimento e honradez assumiram a presidência de Rotary International.
O primeiro, Armando de Arruda Pereira (1940-41) do RC de São Paulo, foi o primeiro rotariano latino-americano a ocupar tão honrado cargo.Dono de uma cultura invejável (falava fluentemente cinco idiomas). Seu lema: MAIS CLUBES, MAIS AMIGOS.
O próximo brasileiro a ser Presidente de RI Ernesto Imbassahy de Melo (1975-76) do RC de Niteroi, começou a vida trabalhando como operário, formando-se posteriormente em Direito e tendo passagem marcante à frente de RI. Seu lema: DIGNIFICAR O SER HUMANO.
Por fim queremos nos referir a Paulo Viriato Correia da Costa. Presidente de RI (1990-91) filiado ao RC de Santos o qual promoveu o rotarismo brasileiro com o lema: VALORIZE ROTARY COM FÉ E ENTUSIAMO.
Esta é uma síntese do rotarismo no Brasil que luta contra a fome, a doença o analfabetismo e nos convoca a todos preservar o planeta terra.
ALAC
RC Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas