sexta-feira, 15 de julho de 2011

REVENDO METAS

Com preocupação estamos acompanhando através dos meios de comunicação o convite dos poderes públicos aos pais, para que vacinem os seus filhos. A preocupação é decorrência dos tele-jornais anunciarem diariamente a pouca procura aos postos de vacinação.
No ano de 2009 a revista Brasil Rotário trouxe informações importantes para a familia rotária. Estas notícias constituiam um misto de tristeza e alegria.
A tristeza, vivida na saudade, pelo desaparecimento de Carlos Conseco, médico mexicano que presidiu RI (1984-85). A alegria traduzida na esperança de que a participação de Bill Gates ajude a erradicar este mal que tantas vidas tem ceifado através dos anos.
Refiro-me à paralisia infantil que há vinte e cinco anos levava a óbito 350.000 pessoas/ano, em 125 países e que hoje se esconde com menos de 0,5% deste total em alguns poucos países da África e da Asia.
Foi este mexicano, Carlos Conseco, que antes de ser Presidente de RI já trabalhava em pesquisas ao lado do seu amigo Albert Sabin. Primeiro na busca da vacina contra o sarampo e concomitante, já como Presidente de RI, depois de pesquisas com o seu amigo, lançando a Campanha Polio Plus na esperança de erradicar a pólio nas comemorações dos 100 anos de Rotary. Infelizmente morreu sem ver seu sonho realizado. A sua preocupação com a paralisia infantil começou ainda criança com apenas sete anos, quando dois dos seus amigos deixaram de andar para sempre por terem sido acometidos da doença. Isto tocou profundamente o seu coração.
Por outro lado, Bill Gates, tido na época como a maior fortuna individual do mundo, no mesmo ano, acompanhado de agentes de saúde, visitou favelas na Índia e teve nos braços uma criança de nove meses já portadora da doença. Também sensibilizado com o fato, no mesmo ano, participou em San Diego da Assembléia Internacional de RI, anunciou que somados aos 100 milhões de dólares doados ao Rotary na parceria para erradicação da Pólio pela Fundação Bill & Melinda Gates injetaria mais 255 milhões perfazendo um total de 555 milhões de dólares, contabilizando os 200 milhões de responsabilidade de RI a serem integralizados até junho de 2012.´
Há dois anos passados para comemorar os 104 anos de existência e os 25 de campanha para erradicação da doença, o Rotary projetou através de refletores gigantes uma mensagem partida de Sidney na Austrália que simultaneamente foi captada na África do Sul, em Roma, em Londres e no prédio das Nações Unidas em Nova York.
" END PÓLIO NAW "
Esperamos que o sonho de Carlos Conseco e de muitos outros, e as doações da Fundação Bill & Melinda Gates em parceria com Rotary International sejam a arrancada última para que possamos também expressar;

ELIMINEMOS A PÓLIO JÁ


ALAC
RC Juazeiro

Um comentário:

  1. O conhecimento e a disponibilidade de aprendizagem permanente é caminho trilhado pelos sábios...quero parabenizar a ALAC(meu pai)para além do texto escrito, quero parabenizar por se permitir ser um colaborador numa linguagem nova no mundo virtual, a internet. Que orgulho de ser sua filha e de ser uma aprendiz das sua descobertas e aprendizagens.

    Carmen Angélica Costa

    ResponderExcluir

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas