sábado, 30 de abril de 2016

MENSAGEM

DA NASCENTE AO MAR
Deus é a nascente de um Rio em sua vida.
E estará contigo ate o mar .

Colaboração: João Costa

EPIDEMIA



Resultado de imagem para DENGUE
Dengue já é epidêmica em 12 Estados e no DF

Pelo menos 12 Estados e o Distrito Federal já atingiram níveis epidêmicos de dengue neste ano, segundo o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. A alta de infectados nessas unidades da federação fez o País também entrar em situação de epidemia, quando o índice de incidência da doença ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes.


Considerando dados de 1º de janeiro a 2 de abril, os últimos disponíveis, já são 802,4 mil registros de dengue no País, 13% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando 705,2 mil pessoas ficaram doentes. Com o volume de casos, o País chegou ao índice de 392,5 casos por 100 mil habitantes.

A epidemia se instaurou com duas semanas de antecedência em comparação com o ano passado. Hoje, a taxa de incidência da doença ultrapassou esse nível na 13ª semana epidemiológica. Em 2015, isso havia ocorrido na 15ª semana.

Entre os Estados, o que tem a situação mais preocupante é Minas, que já acumula 278 mil registros e índice de 1.332 casos por 100 mil habitantes. Só em Belo Horizonte, já foram notificadas 79,7 mil infecções, o que coloca a capital mineira como a cidade com a maior taxa de incidência da doença entre os municípios brasileiros com mais de 1 milhão de habitantes.


Em seguida na lista de Estados com epidemia de dengue aparece o Rio Grande do Norte, com 857 casos por 100 mil habitantes.

Fonte: uol.com.br

Colaboração: Eunice Costa

MADEIRA TRANSPARENTE


Resultado de imagem para MADEIRA TRANSPARENTE
 
 A melhor solução para iluminar uma casa ainda é deixar a luz do sol entrar. Para isso, arquitetos abusam dos janelões. Mas já imaginou se as próprias paredes puderem ser transparentes, sem o uso de vidro?
O novo material foi inventado pelo professor Lars Berglund, do Wallenberg Wood Science Center at KTH, e consiste de uma madeira comum, o pau de balsa, do qual se retirou a lignina, um polímero estrutural que bloqueia entre 80 e 95% da luz.
Sem a lignina, a madeira ainda não fica suficientemente transparente, o que é obtido impregnando-na com acrílico, também conhecido como Plexiglass.
O resultado não é claro como o cristal, mas o tanto de opacidade que o material tem pode ser uma vantagem para células solares, por exemplo. Como o material ainda captura um pouco de luz, pode ser usado para aumentar a eficiência destas células, segundo os cientistas.
Além da eficiência das células solares, o material pode ser usado para criar paredes transparentes, e bastante sólidas, já que a madeira transparente é pelo menos o dobro mais forte que o Plexiglass. A iluminação natural resultante ajudaria a economizar energia.
Por enquanto, o trabalho que falta ser feito para que a madeira transparente chegue a nós é melhorar a transparência do material, e ampliar o processo de manufatura, para atender uma demanda comercial. [GizmodoPHYS.ORGACS]
 

Fonte: Gizmodo, PHYS

Colaboração: Luiza Drubi

ENTRETENIMENTO

Resultado de imagem para GENRO FOLGADO

Piada da sogra que trata o genro como um deus


Um amigo perguntou ao outro:
- E aí, José??? Você se dá bem com sua sogra??
Ao que o outro respondeu:
- Olha... ela me trata como um deus!
- Caramba! É a primeira vez que eu escuto alguém falar bem da sogra. Ela te trata como um deus, mesmo?
- Ô!!! Ela sabe que eu existo, mas não pode me ver!!!

NOMES MAIS COMUNS DO PAÍS

Resultado de imagem para MARIAS E JOSÉS

Maria, José e Ana são os nomes mais comuns do País, diz IBGE


Maria, José e Ana são os nomes mais comuns do País, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Demográfico 2010. Maria está na identidade de 11,7 milhões de brasileiras. José, na de 5,7 milhões. O terceiro nome mais comum é Ana, com cerca de 3 milhões de pessoas.
Para o sexo feminino, Maria e Ana se mantêm estáveis em primeiro e segundo lugares, para todas as décadas pesquisadas. A terceira posição é ocupada pelo nome Francisca até a década de 1950; Márcia, até os anos 1960; Adriana na década de 1970; Juliana, na de 1980; Jéssica, nos anos 1990; e Vitória, nos 2000.
No sexo masculino, José e Antônio aparecem em primeiro e segundo lugares até a década de 1980. Na de 1990, Lucas subiu à primeira posição e José caiu para a segunda. Já nos anos 2000, João ficou em primeiro e Gabriel apareceu na segunda posição. Até os anos 1960 e na década de 1990, João aparece na terceira posição, que foi ocupada por Francisco, nas décadas de 1970 e 1980, e Lucas, nos anos 2000.
....
Segundo o economista Carlos Lessa, gerente de atendimento do IBGE, outro aspecto identificado pela pesquisa é que nomes bíblicos nunca saíram de moda em todas as décadas pesquisadas e aparecem sempre na liderança da lista.
"Nunca fugimos dos nomes bíblicos em um país que em boa parte da população é cristã. Principalmente nos nomes masculino. Sempre temos nomes como José, João e Francisco no topo da lista", disse Lessa. "Também observamos um comportamento regional. Nomes como Severino e Raimundo aparecem com mais frequência no Nordeste. A partir do décimo colocado, temos mais variações, dependendo da década que estamos estudando."
Fonte: A Tarde

INSPIRAÇÃO

SONETO DA CONFIANÇA

Aos céus os meus olhos ergo
Posso contemplar suas grandezas
Adorar-te é o meu maior desejo
Diante de alegrias ou de tristezas.

Mesmo com o corpo cansado
E a alma repleta de incertezas
Através da fé tenho respaldo
Para desfrutar de Suas proezas.

Tuas promessas eu aguardo
Ansioso por vivê-las
No momento apropriado

Com confiança eu espero
Nas situações adversas
O milagre tão almejado.
Deivid Santos

sexta-feira, 29 de abril de 2016

MENSAGEM

Baden Powell

Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas 
aos problemas e obstáculos que 
tiveram de vencer.

Colaboração: Itazir de Freitas

O MUNDO AINDA É SURPREENDENTE

 
Resultado de imagem para holocausto

O Holocausto foi o maior exemplo de tortura coletiva conhecida até hoje pela humanidade.
Mas, escondida aos olhos do mundo, outro exemplo de atrocidades está sendo revelada.
E o mundo e a humanidade continuam a nos surpreender...

A Unidade 731 foi uma divisão especial do exército japonês, uma espécie de elite científica e militar com um orçamento enorme e autorização ilimitada para cometer as piores atrocidades do mundo.
Nunca ouviu falar dela? Não é o único. Embora nossos estômagos revirem ao saber dos horrores cometidos por essa divisão, é ainda mais triste saber que os culpados por tamanha violência nunca foram punidos.
Durante a ocupação da China, o exército japonês criou a secreta Unidade 731. Durante boa parte da Segunda Guerra Mundial, eles cometeram crimes inimagináveis.
Por exemplo, quando bombas desembarcaram na província de Guizhou na China, os moradores não sabiam o que fazer com elas. Em vez de explodir, elas simplesmente se abriram, derramando arroz, trigo e pulgas microscópicas pelas aldeias. Uma semana depois, seu objetivo se tornou aparente: um surto de peste bubônica começou a dizimar a região.
Tais bombas com praga são apenas um exemplo das várias atrocidades ligadas à Unidade 731.
Em um vasto complexo na borda da parte continental da China, cirurgiões se revezaram para dissecar civis vivos, removendo seus órgãos um por um até o paciente morrer. Alguns foram pendurados e vivissecados sem anestesia. Outros foram amarrados no chão congelado para ver a rapidez com que iriam sucumbir a queimaduras de gelo. Outros foram levados para câmaras de descompressão, onde os pesquisadores cronometraram quanto tempo levava para seus globos oculares explodirem.
Isso sem contar nas doenças que foram espalhadas. Cólera, febre tifoide, disenteria e antraz eram distribuídas largamente por cidades chinesas. Cerca de 200.000 pessoas morreram em surtos que duraram até 1948. Prisioneiros russos, filipinos e outros chegaram a ser infectados e depois conservados em formol.
Até hoje, a Unidade 731 é mais um enigma do que um capítulo de um livro didático – o que sabemos é apenas que foi o maior e mais abrangente programa de guerra biológica do mundo.

Não lhe parece INCRÍVEL?

Colaboração: Luiza Drubi

ELETROCUÇÃO

Resultado de imagem para CHOQUE DE CELULAR

Homem morre eletrocutado ao desplugar celular do computador


Um chinês de 18 anos morreu depois de levar uma carga elétrica quando tentou desplugar o celular do computador num café, segundo reporta a imprensa local repercutida pelo Mashable.
O incidente ocorreu em Wuhan. Xiong Xuan era operário em uma fábrica de roupas e tinha acabado de terminar seu turno quando resolveu ir ao café - algo que, de acordo com seu irmão mais velho, Xiong Feng, ele fazia regularmente, usando inclusive a máquina que sempre usava.
Quando terminou a sessão, Xuan puxou o cabo que ligava o computador ao celular e levou um choque. “Ele soltou um grito quando puxou o cabo e então seu pé entrou em contato com as pernas metálicas da mesa”, contou o irmão.
O garoto começou a espumar pela boca e desmaiou. Feng chamou o tio dos dois, também trabalhador da fábrica, e eles o levaram ao hospital. Vinte minutos depois, Xuan foi dado como morto.
Casos sérios de eletrocução têm se tornado cada vez mais comuns. Há poucos dias uma mulher na Malásia morreu depois de levar um choque enquanto falava ao celular que estava ligado na tomada. Especialistas sugeriram que o acidente poderia ter sido causado por um carregador não certificado ou por uma bateria falsificada, que aumenta o perigo de explosão devido ao excesso de carga.
Fonte: Uol.com.br

Colaboração: Eunice Costa

ENTRETENIMENTO

Resultado de imagem para AULA DE RELIGIAO PARA CRIANÇAS

Uma professora de escola bíblica estava discutindo os dez mandamentos com seus pupilos de 5 e 6 anos. Depois de explicar o mandamento de 'honrar pai e mãe', perguntou: - 'Tem algum mandamento que nos ensine como tratar os nossos irmãos e irmãs?' Um menino, o mais velho de sua família, respondeu: - 'Não matarás.'

DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

Resultado de imagem para dançando ballet
O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.[1]
Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.
Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.
Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.
O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

Fonte: Wikipédia

Mensagem

- Kant "Quem não sabe o que busca,  não identifica o que acha." Colaboração: Itazir  de  Freitas